- visualizações

13 dicas para comer bem e sem nada de origem animal em restaurantes convencionais

Tem em toda cidade e serve para veganos.


40 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Muita gente pensa que veganos só comem em restaurantes especializados ou só fazem compras em lojas feitas para eles. Baseadas neste mito, algumas pessoas alegam que é difícil não consumir nada de origem animal porque não tem tempo ou porque não há um local vegano na cidade delas.

A verdade é que veganos frequentam os mesmos supermercados que pessoas que comem produtos de origem animal. E muitas vezes comem nos mesmos restaurantes também. Quando não há um bom restaurante sem ingredientes de origem animal pelas redondezas, adeptos da filosofia de vida vegana partem logo para um bom self-service. Restaurantes à la carte dificilmente são uma boa opção para veganos, mas os restaurantes com bufê por quilo, sim.

Confira algumas dicas importantes:

1 – Prefira sempre restaurantes veganos.

2 – Se não for possível, vá a um self-service.

3 – Apenas em último caso vá a um restaurante à la carte. A menos, claro, que você saiba o que tem lá.

4 – Em alguns lugares, o feijão pode ter bacon, caldo de carne ou outros ingredientes do tipo. Não pergunte se o feijão tem bacon porque a resposta mais fácil para a atendente será “não” – mesmo que ela não tenha certeza. O correto é perguntar quais os temperos utilizados no feijão ou simplesmente “como vocês fazem o feijão aqui, com o que temperam”?

5 – O arroz dificilmente tem algo de origem animal. Mas alguns restaurantes colocam manteiga para refogar o alho e a cebola e, em casos mais raros, utilizam caldo de galinha ou de carne. Portanto, vale repetir a técnica do feijão e perguntar como o arroz é preparado no local.

6 – Restaurantes ovolacovegetarianos ou lactovegetarianos nem sempre são uma boa opção para veganos. Por incrível que pareça, algumas vezes uma pessoa vegana consegue comer melhor em um restaurante por quilo convencional do que em restaurantes ditos vegetarianos.

7 – Se o restaurante for lactovegetariano e/ou tiver decoração e cardápio indianos, pergunte aos funcionários se eles usam Ghee. Tradicional na culinária indiana, Ghee é uma manteiga clarificada. Alguns restaurantes utilizam Ghee em tudo, até no arroz. Há estabelecimentos ditos vegetarianos onde um vegano precisa ir embora por não ter o que comer, literalmente.

8 – Os bufês de saladas, sempre com muitos legumes refogados, são um grande atrativo e é ali que você deve centrar sua atenção. Mais de 80% de um prato vegano feito em um self-service convencional sai da área de saladas. Mas fique de olho nos legumes refogados e pergunte em que tipo de gordura eles costumam refogar os legumes. Não raramente, usam manteiga. É sempre bom perguntar.

9 – Mantenha um sorriso no rosto e tente sempre falar com alguém da cozinha quando tiver alguma dúvida. Os funcionários que trazem as reposições para o bufê têm acesso ao cozinheiro e normalmente sabem como são preparados os alimentos. Faça amizade porque esse pessoal vive na correria, principalmente na hora do almoço, que é quando você precisa falar com eles.

10 – Fuja das farofas que você não sabe o que tem dentro. É raro encontrar uma farofa sem bacon, caldo de carne ou outro ingrediente de origem animal em um restaurante por quilo. E é difícil também achar um funcionário que saiba tudo que tem em uma farofa.

11 – Fique de olho nos utensílios e na disposição das comidas no bufê. É muito comum os clientes pegarem vários tipos de comida com o mesmo utensílio. Uma mesma concha pode ser usada para pegar feijão comum e feijoada, por exemplo. Se notar que os utensílios foram misturados, melhor pular aquele alimento, não adianta pedir para trocar depois que a própria comida já se misturou. Neste caso, um utensílio limpo não adianta mais.

12 – Purê de batata quase sempre tem leite no preparo. Pergunte a um funcionário como foi feito aquele purê. “Oi, por gentileza, além de batatas, o que mais vocês usam para preparar este purê?” – esta é uma boa forma de abordar.

13 – Macarrão e massas em geral precisam ser checadas com cuidado. Quase sempre há ovos na composição da massa e se engana quem pensa que o molho ao sugo é só tomate. Alguns locais colocam carne, caldo de galinha ou manteiga neste tipo de molho. Não deixe de checar isso também.

Estas são algumas dicas básicas para se alimentar bem e sem peso na consciência. Vale sempre o bom senso de saber o que se está comendo. Se você tem dúvidas sobre o que está colocando no prato, não coloque.

Abaixo, apenas um exemplo de um prato vegano feito em um restaurante por quilo.

40 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: