- visualizações

26/08 | Valinhos-SP: votação final pela proibição da produção e comercialização de Foie Gras

Ajude a acabar com isso.


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


Registramos aqui nosso apoio aos vereadores Edson Batista, José Conti e César Rocha, do município de Valinhos, interior de São Paulo (87km de São Paulo / 10km de Campinas). São eles que assinam o PL 91/2014 (texto na íntegra) que propõe a proibição da fabricação e comercialização de Foie Gras no município de Valinhos, conhecido nacionalmente como Terra do Figo Roxo.

Se aprovado na Câmara e sancionado, o Projeto de Lei obrigará o frigorífico Agrivert (site), localizado no bairro Chácaras São Bento, a parar de produzir esta polêmica iguaria. Foie Gras significa “fígado gordo”, em francês. “Foie” significa “fígado” e “gras” siginifica “gordura”. Para conseguir o Foie Gras, os criadores usam um método milenar, tradicionalmente cruel: uma quantidade imensa de alimentação de alto teor calórico é enfiada no animal através de um tubo metálico várias vezes por dia. O animal fica com o fígado inchado. O fígado “engordado” é o Foie Gras. Mais infomações sobre a forma indiscutivelmente cruel com que o Foie Gras é produzido podem ser conferidas aqui mesmo no Vista-se (veja aqui).

Na primeira votação realizada em 19/08/2014, a maioria dos vereadores de Valinhos rejeitou a proposta de proibir o foie gras na cidade. A seguir, a lista dos vereadores que são a favor do Foie Gras, ou seja, contrários à proposta de proibição: Dinho, Aldemar Veiga Junior, Antônio Soares Gomes Filho (Tunico), Israel Scupenaro, João Moysés Abujadi, José Pedro Damiano, Kiko Beloni, Léo Godói, Orestes Previtale, Paulo Roberto Montero, Rodrigo Toloi, Rodrigo Vieira Fagnani (Popó).

Nesta terça-feira (26), às 18h30, acontecerá a segunda e última votação na Câmara Municipal de Valinhos sobre o PL 91/2014. Se confirmada a tendência de os vereadores votarem pela rejeição da proposta, o Foie Gras não será proibido na cidade e a empresa Agrivert continuará suas atividades produzindo essa iguaria repugnante e fornecendo para diversas cidades do Brasil.

Fabio Chaves (Vista-se/R7 – Record) estará em Valinhos para acompanhar de perto a votação. Esperamos ter coisas boas para escrever sobre os nobres vereadores após essa votação.

Vale lembrar que no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, a produção e comercialização do Foie Gras já são proibidas desde 2012. A discussão também está no município de São Paulo.

Serviço

Compareça – Votação final sobre a proibição do foie gras em Valinhos
Evento no Facebook (confirme presença)
Baixe e imprima o cartaz para levar na sessão da Câmara (baixe aqui)

Data: terça-feira, 26/08/2014
Horário: 18h30
Local: Câmara Municipal de Valinhos
Endereço: Rua ngelo Antônio Schiavinato, 59 – Residencial São Luíz – Valinhos-SP | MAPA

2

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: