- visualizações

Acionistas de fabricante de carros elétricos Tesla cobram coerência e pedem carros veganos

Um dos acionistas distribuiu cópias de um documentário vegano.


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


No encontro entre acionistas da empresa Tesla Motors, realizado recentemente na Califórnia (EUA), três investidores falaram sobre veganismo. A Tesla é uma empresa pioneira em construir carros de alta performance totalmente elétricos e usa a sustentabilidade como sua principal bandeira.

Já no início da reunião, que pode ser assistida no site da empresa (assista aqui, em inglês), o acionista Mark Peters propôs que a Tesla deixe de usar couro em seus veículos. Atualmente, os bancos e muitos detalhes do interior dos carros são revestidos com esse material.

Em sua justificativa, Mark falou sobre a relação direta entre a pecuária e a destruição do meio ambiente. Ele citou dados e levantou o DVD do documentário Cowspiracy – A Conspiração da Vaca, que traz muitas informações sobre o tema (assista aqui). Mark ofereceu uma cópia do filme ao presidente da Tesla, o bilionário Elon Musk, e aos outros acionistas presentes.

Em seguida, a esposa de Mark, Elizabeth Peters, foi convidada para falar ao microfone. Ela endossou as palavras do marido e acrescentou que cresceu em uma fazenda de criação de vitela e contou brevemente sobre o horror da indústria pecuária.

Elizabeth disse que seu marido teve muito trabalho para convencer a empresa a produzir um Tesla para ela sem nada de origem animal. O carro que, além de elétrico, era totalmente vegano, foi um presente de casamento. Ela reforçou o pedido para que a empresa repense seu posicionamento sobre usar couro citando marcas concorrentes como a BMW e a Mercedes, que possuem carros luxuosos sem peles de animais dentro.

Quando o presidente da empresa terminou sua palestra, uma representante da ONG PETA (que também é acionista) falou ao microfone sobre como é incoerente ter couro em um carro elétrico. Os três acionistas levantaram o problema de se produzir alta tecnologia em busca de algo sustentável e daí colocar materiais não sustentáveis no projeto.

A representante da PETA finalizou dizendo que materiais sintéticos semelhantes ao couro estão disponíveis há anos e que a organização está disposta a colaborar com a Tesla na substituição, caso a empresa esteja interessada. Elon Musk disse que vai considerar as propostas.

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: