- visualizações

Cai o consumo de proteína de origem animal em Portugal

Além de carnes, laticínios, ovos e mariscos estão em queda.


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


1

Dados oficiais da “Balança Alimentar Portuguesa 2008-2012” divulgados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) nesta quarta-feira (2) demonstram mudanças importantes nos hábitos alimentares dos portugueses.

Segundo matéria do jornal Público.pt (veja aqui), após cinco anos de pesquisas, a conclusão é que a população de Portugal vem mudando seu prato e preferindo hortaliças e outros vegetais ao invés de produtos de origem animal.

Em relação aos estudos anteriores, houve queda no consumo de laticínios (4%), carnes, peixes e ovos (8,2%) e crustáceos e moluscos (27,2%). O consumo de frutas, infelizmente, também diminuiu (9,5%), mas a procura por hortaliças aumentou consideravelmente (5,8%).

A queda no consumo de produtos animais pode ter se dado por questões financeiras e não por questões de saúde ou ética, já que vegetais são sempre muito mais baratos, opina o nutricionista José Camolas, em entrevista ao jornal Público.pt. Seria mais uma consequência da crise europeia e do desemprego. O ano de 2012 teve as vendas de carne bovina mais baixas da última década no país.

No vídeo da matéria, no entanto, um consumidor entrevistado disse que tem escolhido a carne de aves ao invés da carne vermelha por questões de saúde, “por fazer menos mal” (SIC).

Outra especialista entrevistada pelo site português, ao contrário do que pensa o nutricionista José Camolas, acredita que a queda no consumo de carnes em geral se deve ao fato de a população estar mais atenta às recomendações dos profissionais de saúde, que chamam a atenção para os males das carnes, especialmente a vermelha.

No Brasil, temos cenário é parecido. Cada vez mais a mídia mostra que uma alimentação saudável tem muito mais vegetais do que carne e chegará o dia em que a carne não será recomendada, nem em pequenas quantidades. É uma tendência.

Publicidade:

banner4

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: