- visualizações

Candidato vegano por São Paulo tenta pela primeira vez um cargo na Câmara dos Deputados

Rogerio é fundador do site vegetarianos.com.br.


5 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Aos 52 anos e em sua primeira disputa eleitoral, o vegano Rogerio Garcia é um dos candidatos ao cargo de deputado federal pelo estado de São Paulo. Em seu discurso nas redes sociais, os Direitos Animais estão em evidência ao lado dos alimentos orgânicos (Rogerio afirma que quer abaixar os impostos deste tipo de alimento). Talvez você nunca tenha ouvido falar dele antes do período eleitoral. Nós também não sabíamos quem ele era, por isso, decidimos perguntar.

Vista-se: Fale um pouco sobre sua história, de onde você veio e no que trabalha.
Rogerio: Tenho quase 53 anos. Sou fundador do vegetarianos.com.br, um dos primeiros portais de vegetarianismo na internet, no ar desde 2001, e que tem 100 mil visitantes únicos por ano. Sou também fundador do facebook.com/vegetarianosbrasil, atualmente com 56 mil seguidores.

Há quanto tempo você é vegano?
Sou vegano há 5 anos e vegetariano há 20.

Por que você é vegano?
Por coerência. Parar de consumir alimentos de origem animal é muito bom para a saúde e para as vacas que são submetidas à exploração continuada para produzir um leite e queijo cheio de antibióticos e hormônios de crescimento. Parar de usar cintos, sapatos de couro, por exemplo, além de ser uma atitude coerente, nos faz perceber que não precisamos explorar os animas para coisas tão desnecessárias como a produção de sapatos. Lutar para que sejam extintos testes em animais não só na indústria de cosméticos, mas na medicina e em pesquisas horrorosas, é parte desta atitude, que ainda está muito longe de ter uma legislação que proteja os animais dos horrores tornados públicos com a libertação dos beagles no Instituto Royal.

Quando e por que você decidiu se candidatar a deputado federal?
Fui convidado por um integrante da Rede Sustentabilidade por causa do meu trabalho na internet. Como a rede não obteve registro, já tendo decidido depois de muito refletir sobre sair da minha zona de conforto e me tornar uma pessoa pública, com todas as críticas aos políticos – aliás, totalmente fundamentadas – aceitei o convite do PDT, onde vi uma oportunidade de trabalhar junto com políticos como o Senador Cristovam Buarque e o Deputado Joe Vale. Achei também que seria a oportunidade de elegermos o primeiro deputado federal vegano da história deste país, realmente comprometido com a causa animal, para aumentar a força da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, pois se votarmos apenas nos dois candidatos que, aliás, certamente já vão se eleger, a gente perde a oportunidade de termos uma terceira pessoa tentando aprovar e sensibilizar o congresso e a população no sentido de votar em projetos que estão tramitando há tanto tempo e aumentar a pressão em prol dos animais, que como costumo dizer, não têm partido, e sofrem com o lobby das indústrias de cosméticos e de produtos farmacêuticos.

Qual será a principal meta do seu mandato, caso seja eleito?
Ouvir as ONGs que lutam pelos direitos animais e representá-las no sentido de propor projetos de lei e obter verbas federais para a causa animal. Fazer leis que promovam a merenda escolar vegana nas escolas federais, como forma de promoção da saúde e da conscientização. Lutar pela agricultura orgânica e contra a produção e comercialização de alimentos transgênicos no Brasil, proibir a fabricação de gaiolas e a venda e criação de cães e gatos, lutar por penas pesadas para o tráfico de animais, entre outras propostas que estão no meu site www.rogeriogarcia.com.br. Principalmente quero fazer um mandato representativo e participativo, convidando meus eleitores a participar através das redes sociais com propostas, críticas e sugestões de como pôr fim à crueldade e à tortura às quais são submetidos diariamente os animais neste país.

Você tem algum trabalho voltado ao veganismo que tenha começado antes da sua candidatura? Se sim, qual?
Sim. Como disse anteriormente, tenho um trabalho público de promoção do vegetarianismo na internet e nas redes sociais, desde 2001, através do site vegetarianos.com.br e do facebook.com/vegetarianosbrasil.

Qual o seu partido?
Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Houve alguma reação positiva ou negativa do seu partido sobre você levantar a bandeira do veganismo na campanha?
O PDT é um partido de causas tradicionais importantes como a educação em período integral e a luta dos trabalhadores. Como tenho muito pouco tempo no partido, a maior parte dele tentando entender a burocracia do registro de uma candidatura, bem como a gestão de uma campanha política, não houve tempo para apresentar estas propostas dentro do PDT. Propus, entretanto, a criação de um núcleo de estudos ambientais, que dever ter início logo após as eleições onde devo abordar o tema, com objetivo de influenciar o partido a ter uma política mais clara em relação a temas como alimentação, sustentabilidade, meio ambiente, direitos animais e energias complementares e aquecimento global.

Por que um vegano que nunca ouviu falar em você deveria dar um voto de confiança em sua candidatura?
Porque sou a oportunidade que temos de eleger o primeiro deputado vegano da história deste país que pretende ouvir os veganos e vegetarianos, bem como representá-los politicamente. Pretendo usar este cargo para dar visibilidade ao veganismo, termo pouco conhecido ainda pelos brasileiros, através de minha atuação pública junto à imprensa e explorar o fato de que sou o primeiro vegano no Congresso. Pretendo usar este cargo para fazer muito barulho em torno deste assunto. Pode ter certeza que vou utilizar ao máximo a mídia para falar de veganismo e alertar a população para o fato de estarmos destruindo nosso país e desmatando a Amazônia com a criação de gado e o foco exagerado de nossa economia no agronegócio. Vai ser a oportunidade de, além de criar projetos de lei exclusivamente dedicados a ampliar o acesso à merenda vegana, alertar a população sobre os perigos dos alimentos transgênicos e os benefícios da agricultura orgânica e a tortura à qual são submetidos os animais com a propriedade que só quem é vegano pode ter.

5 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: