- visualizações

Conheça o campeão de MMA Bruno Carvalho, um brasileiro vegano que está fazendo história na Europa

Iiiiiiiiiiiiiiiit's tiiiimeeeeeeeeee!


3 pessoas agradeceram por este conteúdo.


1

Natural de Salvador, na Bahia, Bruno “BC” Carvalho (@BrunoCarvalhoJJ) mora desde 2006 em Estocolmo, na Suécia. Bruno nasceu em uma família de lutadores e pratica artes marciais desde criança. Seu avô fundou uma academia de judô na Bahia em 1966 e formou faixa preta seus cinco filhos, incluindo a mãe de Bruno.

Em 2006, após se formar em educação física, Bruno mudou-se para a Suécia e abriu sua própria academia para lecionar artes marciais. Além de judô, Bruno luta jiu-jitsu, wrestling e muay thai. Com 32 anos e 1,86m de altura, Bruno é hoje lutador profissional de MMA (Mixed Martial Arts – Artes Marciais Mistas). Em 2009, levou o cinturão do WFC Middleweight Champion e está na 1º posição do ranking dos pesos-médios da Suécia. É considerado o 5º melhor lutador de MMA de sua categoria em todo o continente europeu.

O próximo desafio do brasileiro nos ringues é no sábado (22), na edição 66 do campeonato Cage Warriors, que acontece na Dinamarca.

Como vegano, Bruno passa por peculiaridades diárias como conversar com garçons para fazer um prato vegano em um restaurante que não tem essa opção no cardápio e aguentar piadinhas dos colegas de luta. Conversamos com ele sobre sua vida pessoal e, claro, sobre veganismo. Confira, abaixo.

Vista-se: Na sua família, com um histórico tão impressionante de lutadores, como era a questão da alimentação e como você via o consumo de animais durante sua infância e adolescência?
Bruno Carvalho: Comemos muitas frutas, minha mãe não come carne. A princípio achava normal, mas com o tempo passei a entender que isso não era tão óbvio assim e gostei muito do filme “Porque amamos cães, comemos porcos e vestimos vacas?”.

Como foi seu começo no veganismo?
Fiz uma transição gradual. Comecei por motivação e interesse em ver alguns lutadores adeptos, fiz para melhorar performance e diminuir o peso! Com resultado tão bom, fiquei (risos).

Quantas horas você treina por dia e o que você costuma comer para suprir suas necessidades nutricionais?
Chego a treinar 6 horas por dia. Faço Shakes de proteína de ervilha com frutas pôs treino, muita salada, wraps com humus, tofu, falafel, cozinha asiática, mediterrânea e do Oriente Médio.

Você tem acompanhamento de um nutricionista esportivo? O que ele pensa sobre você não consumir nada de origem animal?
Mudei de dietista porque o antigo queria me fazer comer ovos e, às vezes, peixe. Eu ficava escondendo, daí consegui um que me dá maior apoio mas é à distância, não tenho acompanhamento. E para essa luta peguei ótimas dicas com o amigo Manoel Castro Neto.

O que sua família acha da sua escolha? Mais alguém na sua família é vegano?
Alguns falavam, outros ainda brincam mas hoje tenho apoio total, muitos aderem várias refeições veganas durante o dia, tenho um primo também!

Normalmente – e infelizmente – o consumo de produtos de origem animal, principalmente carne, está associado ao grau de virilidade do indivíduo. Este pensamento ultrapassado persiste em algumas atividades, especialmente naquelas que dependem de força física como é o caso do MMA. Você acha que existe algum preconceito por parte dos outros lutadores sobre o fato de você ser vegano?
Sim! Sempre existe: que não vou ser agressivo, que vou ficar fraco, que vão me obrigar a mudar depois da próxima luta… E ainda não conseguiram.

Você tem facilidade em encontrar produtos veganos na Suécia? Conte um pouco do seu dia-a-dia.
Muito fácil hoje em dia, os grandes e até pequenos mercados têm seções para veganos/vegetarianos, todos os restaurantes têm opções vegetarianas que, com uma conversa, viram veganas. Tenho bom patrocínio de suplementos… É bem tranquilo!

Para você, por que é errado comer um animal? (E derivados).
Porque eles também são seres que têm sentimentos, têm família, e podem sentir dor como os seres humanos. O que são ovos? A menstruação das galinhas, por que comer? Mel? O catarro das abelhas (SIC). Se fosse vendido assim, ninguém compraria. E não existe nenhuma espécie no planeta que consome leite na idade adulta (ainda mais de outra espécie).

Você costuma ler sobre veganismo? Quais sites acessa regularmente?
Muito! Todos os dias, diversos sites e livros, Thrive, Dr McDougall, Meat Free Athlet, No Meat Athlet, Body Mind Green, Revista Vegetarianos e outros.

Você já se envolveu em campanhas pela divulgação do veganismo? (Em caso de resposta negativa, estaria disposto a emprestar sua imagem a alguma ONG para isso?)
Somente divulgo nas minhas redes sociais, com certeza faria isso com prazer, alguns sites divulgam o meu trabalho também e estou feliz em estar sendo reconhecido por isso! “Em 100 anos, o veganismo será a regra e não a exceção.” (Alvin Roth, economista ganhador do Prêmio Nobel).

Assista a um vídeo com os melhores momentos das lutas de Bruno “BC” Carvalho | Vimeo

Fotos: Reprodução / Google Imagens

Publicidade:

banner1

3 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: