- visualizações

Expondo abertamente o sofrimento dos animais para carnes, ovos e laticínios, ativista vegana vence o Big Brother Israel

Autêntica e direta, ela conquistou o público.


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


Sem aliviar um segundo sequer seu discurso em favor dos animais, a ativista israelense Tal Gilboa venceu o Big Brother Israel na noite do último sábado (30).

Ela entrou no programa de maior audiência do país com o intuito de falar sobre veganismo e de levar a mensagem sobre o quanto os animais sofrem para a produção de carne, ovos e laticínios ao grande público. Tanto a produção do programa quanto ela própria não acreditavam que ela passaria mais do que algumas semanas na casa. Após 109 dias de ativismo em horário nobre e em rede nacional, Gilboa ganhou a confiança do público e sagrou-se campeã.

Após a vitória, o diretor do programa declarou que Gilboa demonstrou suas intenções antes mesmo de pisar na casa do confinamento. Foi a primeira participante a recusar o carro que leva os candidatos à casa, porque os bancos eram revestidos com peles de animais (couro). Considerada por muitos uma “ativista radical”, Gilboa jogou a verdade nua e crua e o público abraçou a causa. Uma revista local publicou uma pesquisa que mostra que 49% dos milhões de espectadores do reality show mudaram sua forma de pensar sobre como os animais são tratados para a produção de produtos alimentícios.

O número mais impressionante, porém, fica por conta dos que afirmaram ter mudado alguma coisa em suas vidas após assistirem as falas de Gilboa no programa: 60% declaram ter dado ao menos um passo em direção ao veganismo. Milhares de mensagens e até vídeos no Youtube estão sendo publicados por israelenses que dizem ter se tornado veganos após acompanhar a ativista pela televisão.

A produção do programa possibilitou uma alimentação vegana dentro da casa, o que permitiu aos outros participantes experimentarem um pouco da culinária sem nada de origem animal. Em um vídeo do programa publicado no Youtube, Gilboa explica para um dos participantes que o que ele está comendo – e elogiando – é um peixe falso feito com tofu. Sem acreditar e com os olhos arregalados, ele demonstra como a maioria das pessoas realmente não sabe como a culinária livre de crueldade pode ser deliciosa.

Em outro momento do programa publicado no vídeo que você vê abaixo, Gilboa discute à mesa com dois outros participantes. Um homem fez piadas com os animais que morrem nos matadouros e uma garota riu. Gilboa, aos berros, disse que é um assunto sério, não é piada. Após, outro participante repreende o que fez a piada: “Você olha para ela como se ela fosse radical. Você acha que ela é radical? Ela sente como se fossem suas crianças lá fora. Ela sente o sofrimento dos nossos irmãos. Ela sente como se as filhas dela estivessem em jaulas.” – disse o jovem.

Para apimentar ainda mais as discussões e alavancar a audiência, a produção do reality colocou um ator fingindo ser um fazendeiro como novo participante do programa. Sem que ninguém dentro da casa soubesse que ele era um ator, o suposto fazendeiro começou a provocar Tal. Em uma atitude surpreendente para uma pessoa considerada radical, ela se sentou ao lado dele e começou uma conversa doce e franca.

Em outro momento, o diretor do programa chamou amigos ativistas de Gilboa para entrar na casa e falar sobre o veganismo. Além de uma breve palestra, eles exibiram um vídeo que fez alguns confinados caírem no choro.

Tal Gilboa não amenizou o discurso nem mesmo para falar sobre ação direta: “Quando a lei é imoral, a desobediência é obrigatória!” – desabafou em uma discussão. Como disse ao sair vitoriosa do programa, Gilboa foi ela mesma, passou o recado e ainda ganhou o prêmio.

O impacto da participação de Tal Gilboa no Big Brother Israel atingiu todo o país através das mídias sociais e da imprensa local. De programas de culinária matinais a celebridades postando fotos no Instagram sobre o veganismo, o assunto foi amplamente discutido no país inteiro. O grande vencedor do Big Brother Israel foi o veganismo.

Assista ao vídeo (em inglês) | Youtube

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: