O maior portal vegano do brasil • No ar desde 2007.
Facebook Twitter Android LinkedIn Flickr
Loja Vista-se Clube Vista-se
30/03/2012 às 13:05 – 408 visualizações

Folha: Aprenda a fazer hambúrguer vegano de lentilha e quinoa

Fabio Chaves
Do Vista-se


Imagem meramente ilustrativa | Foto: Fabio Chaves

Da Folha de S. Paulo | Esta exótica e saudável receita de hambúrguer voltada para vegetarianos e veganos (pessoas que não consomem produtos de origem animal) foi criada pela chef Deborah Gray. Além da saborosa lentilha, o prato leva a hiperproteica quinoa e molho de manga. A sugestão está no livro “500 Receitas Vegetarianas” (Marco Zero, 2012).

Completo, o volume ensina a preparar substitutos veganos para produtos como leite, ovos, manteiga, maionese, queijos e massas, além de alertar sobre quais são os ingredientes mais seguros para serem consumidos por quem segue esta dieta.

Entre as maravilhas da obra estão, lasanha cremosa de cogumelos, panquecas de maçã com aveia, musse cremosa de chocolate, tacos de frijoles fritos, pizza aperitivo, kebabs de abóbora com tofu, samosas com chutney de manga, patê de castanhas-de-caju e bolo húngaro.

Aprenda a fazer o hambúrguer de lentilhas e quinoa.

Hambúrgueres de lentilhas e quinoa com molho de manga

Estes hambúrgueres de lentilhas e quinoa têm uma boa textura e ficam deliciosos em um pãozinho integral ou servidos no prato com o molho e uma salada verde. São bastante delicados para manusear, mas ficam firmes se resfriados antes de cozinhar.

Ingredientes

200 g de lentilhas verdes ou marrons
125 g de quinoa
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola pequena bem picada
1 cenoura pequena bem picada
2 colheres (chá) de cominho em pó
40 g de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de salsa fresca picada
3 colheres (sopa) de purê de tomate
1 colher (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de levedura nutricional
2 colheres (sopa) de creme de amendoim
sal marinho e pimenta-do-reino
fubá ou aveia para cobrir
azeite para fritar

Para o molho de manga

1 manga descascada e picada
1 pimentão verde médio sem semente e picado
1 cebola pequena cortada em fatias finas
1 pimenta japaleña cortada em fatias finas
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de suco de abacaxi ou de laranja
sal marinho e pimenta-do-reino
coentro fresco picado para decorar

Coloque as lentilhas e a quinoa em uma caçarola com água fervente, diminua a chama e cozinhe em fogo brando por aproximadamente 20 minutos, até amaciarem. Escorra, deixe esfriar e passe por um espremedor de batata para desmanchar as lentilhas. Para fazer o molho, misture todos os ingredientes em uma tigela e reserve. Enquanto isso, aqueça o azeite em uma frigideira e refogue a cebola em fogo médio/alto por 5-7 minutos ou até amaciar. Junte as cenouras e o cominho e deixe no fogo por 2 minutos. Junte a mistura de lentilhas e quinoa com as cebolas e cenouras. Acrescente a farinha de rosca, a salsa, o purê de tomate, o shoyu, a levedura nutricional e o creme de amendoim. Amasse a mistura com as mãos até dar a liga e faça 8 bolinhos. Cubra cada um com um pouco de farinha de milho ou aveia. Resfrie, se desejar, até a hora de fritar. Para servir, aqueça 1 colher (sopa) de azeite em uma frigideira e frite os hambúrgueres em fogo médio/baixo, por 4-5 minutos até ficarem crocantes e dourados dos dois lados. Sirva com o molho de manga.

rende 4 porções

“500 Receitas Vegetarianas”
Autora: Deborah Gray
Editora: Marco Zero
Páginas: 288
Quanto: R$ 42,42 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

* Atenção: Preço válido por tempo limitado ou enquanto durarem os estoques. Não cumulativo com outras promoções da Livraria da Folha. Em caso de alteração, prevalece o valor apresentado na página do produto.

Publicidade:

Compartilhe:FacebookTwitterGoogle+tumblrEmail