- visualizações

Jornal britânico Daily Mail coloca matéria vegetariana como destaque principal

Atenção aos rótulos e ingredientes.


2 pessoas agradeceram por este conteúdo.


A capa do site de um dos jornais mais importantes do mundo, o Daily Mail, trouxe um enorme destaque para uma matéria vegetariana na manhã desta terça-feira (19). Por volta das 10 da manhã, a matéria encabeçava o site.

Com o título de “No bananas please, we’re vegetarian! The foods you think are meat-free but actually contain SECRET animal products” (Bananas não, por favor, nós somos vegetarianos! Os alimentos que você pensa que são livres de carne, mas que na realidade contém produtos animais secretos), o texto mostra produtos industrializados como a cerveja Guinness e até bananas (leia aqui, em inglês).

O Daily Mail destacou o fato de que alguns queijos são feitos com uma enzima retirada do estômago de bezerros mortos. Para veganos pode parecer uma informação batida, mas em jornais de grande circulação, isso pode causar um impacto enorme. Os corantes vermelhos à base de cochonilha, molhos com queijo disfarçado nos ingredientes também foram destaque na matéria. A Guinness entrou na lista por utilizar Isin Glass – uma espécie de cola obtida de peixes – para filtrar suas famosas cervejas.

Ao todo, o jornal britânico enumerou 10 alimentos para se ter cautela na hora de comer. Entre os mais curiosos está o figo. A fruta transforma uma pequena vespa em proteína durante seu processo de crescimento. Os figos em estado maduro já não têm resquícios da vespa, no entanto.

Mas sem dúvida o alimento mais polêmico foi a banana. Segundo o jornal, algumas plantações que não são orgânicas podem pulverizar um defensivo agrícula à base de cascas de camarão e outros animais marinhos. Contudo, alertou o jornal, a banana, assim como o figo, continua sendo uma fruta. O problema maior no caso das bananas é que não é uma ação natural como no caso do figo. O pesticida com base animal poderia ser evitado. É mais uma forma de utilizar restos de animais na indústria.

O texto do Daily Mail é também curioso por atentar sobre o fato de o queijo parmesão ter um ingrediente de origem animal. Embora seja óbvio que o maior problema de todos os queijos seja o leite utilizado, o jornal preferiu falar sobre a enzima retirada do estômago de bezerros mortos para fazer o coalho, que ajuda a solidificar o leite.

Funciona assim: a indústria leiteira explora as mães inseminando-as artificialmente durante toda a vida para que tenham filhotes e, consequentemente, dêem leite. Quando o filhote nasce fêmea, vai ser outra vaca explorada. Se nascer macho, será descartado nos primeiros dias de vida (este é o bezerro de onde tiram a enzima citada no Daily Mail) ou será criado por algumas semanas para servir como carne de vitela. As mães (vacas exploradas para o leite) serão mortas quando começarem a demonstrar que não podem mais produzir tanto leite quanto a indústria quer. A carne de vacas vindas da indústria dos laticínios não é considerada nobre e normalmente é usada em hambúrgueres e embutidos.

2 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: