- visualizações

Maioria dos vereadores de Valinhos, no interior de São Paulo, vota a favor da tortura de animais

Lamentável.


3 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Nesta terça-feira (26), aconteceu a segunda e última votação sobre o PL 91/2014, de autoria dos vereadores Edson Batista, José Conti e César Rocha, que propunha a proibição da produção e comercialização de Foie Gras (veja como é a produção) no município de Valinhos (87km da capital), ao lado de Campinas.

Há muitos anos uma empresa chamada Agrivert produz a iguaria cruel em Valinhos e fornece o produto para todo o Brasil. A existência da empresa na cidade motivou os autores do PL a levantarem a questão na Câmara.

Estive no local para acompanhar a votação e, infelizmente, presenciar a falta de sensibilidade dos legisladores locais. Em primeira votação, realizada em 19/08/2014, 12 vereadores votaram contra o projeto, ou seja, a favor da empresa que produz a iguaria cruel em Valinhos.

Na primeira votação, João Moysés Abujadi, conhecido como Dr. Moysés, foi o vereador que defendeu a Angrivert, confessando em Plenário que é médico da empresa.

Na segunda e última votação, foi o vereador Adroaldo Mendes de Almeida, o Dinho, que usou sua palavra para rasgar elogios à empresa. Os argumentos do político, no entanto, foram dignos de riso e geraram revolta entre os cerca de 40 ativistas da causa animal presentes. “Alguém aqui tem um pato de estimação em casa?” – bradou Dinho, como se apenas animais de estimação devessem ser considerados na discussão.

Os argumentos de Dinho foram baseados na suposta idoneidade da Angrivert em relação à geração de emprego e à forma com que os trabalhadores são tratados. O sofrimento dos animais na produção do Foie Gras, que levou vários países a proibirem a prática, foi completamente ignorado pelo vereador. O discurso foi tão baixo que levou todos os ativistas a virarem as costas enquanto Dinho falava.

A impressão que ficou é que a votação desta terça-feira era um jogo de cartas marcadas, apenas um dos vereadores, Israel Scupenaro, mudou seu voto em relação à primeira votação e decidiu votar a favor da proibição do Foie Gras. Infelizmente, a maioria votou em favor da empresa valinhense.

Anote os nomes dos que votaram pela continuidade da tortura de animais em Valinhos

Dinho (defensor declarado do Foie Gras), Aldemar Veiga Junior, Antônio Soares Gomes Filho (Tunico), João Moysés Abujadi (defensor declarado do Foie Gras), José Pedro Damiano, Kiko Beloni, Léo Godói, Orestes Previtale, Paulo Roberto Montero, Rodrigo Toloi, Rodrigo Vieira Fagnani (Popó).

Eu cresci em Valinhos, que é conhecida como Terra do Figo Roxo. Hoje, lamentavelmente, sou obrigado a admitir que daqui em diante a cidade será também lembrada como Terra do Fígado Doente, lugar onde a maioria dos legisladores não se sensibiliza com o sofrimento dos animais.

3 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: