- visualizações

Marcio Atalla faz afirmação falsa de que campeões precisam de proteína de origem animal

Não precisam.


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


Marcio Atalla, o preparador físico mais famoso do Brasil, conhecido por apresentar quadros no programa Fantástico, da Rede Globo, tem uma opinião rasa sobre atletas vegetarianos. Questionado sobre o assunto em entrevista veiculada na rádio CBN nesta segunda-feira (18), Atalla disse que se uma pessoa quiser chegar a ser um atleta campeão precisa ingerir proteína de origem animal (ouça aqui).

Ainda que de forma sutil, notoriamente tentando não ser hostil com o público vegetariano, Atalla fez afirmações sem embasamento e titubeantes. O apresentador do “Medida Certa” admitiu que uma dieta 100% vegetariana, aquela adotada por veganos, pode ser saudável para uma pessoa comum e até para um atleta de ponta, mas que “todos os estudos” demonstram que atletas que não são vegetarianos são melhores.

Conversamos com a nutricionista clínica e esportiva funcional Paula Gandin (CRN-26070) e pedimos para que ela ouvisse a entrevista de Atalla e desse sua opinião a respeito. Gandin, que é vice-presidente do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF) e conselheira da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), discordou das palavras do preparador físico e citou alguns exemplos de campeões que construíram suas carreiras sem nenhum ingrediente de origem animal.

“Ele diz que uma pessoa que não é atleta poderia ser vegetariana e até ‘bem saudável’. Mas ao mesmo tempo diz que ‘estudos’ observam que atletas não encontram os mesmos rendimentos. Podemos dizer isso então para Carl Lewis, velocista eleito o atleta do século; Dave Scott, seis vezes campeão da prova de Ironman; Andreas Cahling, campeão fisiculturista e Murray Rose, um dos maiores nadadores olímpicos de todos os tempos. Muito mais do que grandes profissionais, eles possuem algo em comum: atletas vegetarianos (com alimentação 100% vegetal, sem ovos ou laticínios). Se um número pequeno de atletas de alto rendimento é composto por vegetarianos, é de se esperar que poucos também subam ao pódio. Mas exemplos bons, como os citados, não faltam. Acho que a maior dúvida de profissionais da saúde é como conduzir a alimentação de um atleta de alto rendimento. E essa dúvida muitas vezes gera desconfiança que, infelizmente, é inimiga do conhecimento.” – disse Gandin.

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: