- visualizações

Alegando risco à população, autoridades do Reino Unido executam 100 microporcos à tiros

Crueldade.


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


Há alguns anos, após celebridades como Victoria Beckham comprarem microporcos como animais de estimação, milhares de pessoas quiseram ter seu próprio porquinho, especialmente no Reino unido. Os microporcos são uma variedade de suínos obtida através do cruzamento de animais de baixa estatura e podem custar milhares de reais. A febre pelos novos animais de estimação movimentou o comércio e chamou a atenção de muitos exploradores de animais, que começaram a criá-los para vender.

Acontece que a moda dos porquinhos parece ter passado no Reino Unido e os animais agora são abandonados como cães e gatos, um problema já alertado há anos por instituições de proteção animal. Os microporcos podem viver até 18 anos e chegar a 70kg, fatos que as pessoas não levam em consideração quando compram. Enjoam do animal e o descartam na rua ou em parques.

Recentemente, autoridades do País de Gales, uma das nações que compõem o Reino Unido, executaram à tiros 100 porquinhos, alegando que eles são um risco à população. O argumento principal é que os animais podem ser vetores de doenças, especialmente pelo fato de estarem em contato com animais das fazendas da região. “Estes animais representam um grave risco a outros rebanhos da região, caso haja um surto de alguma doença. Por isso, não tivemos outra opção que não realizar o abate.” – disse um porta-voz da autoridade galesa. Ora, até seres humanos podem ser vetores de doenças, isso não deveria servir de argumento para matar os animais, há alternativas sempre. Outro argumento – ainda mais insano – é que eles poderiam atacar a população.

A verdade é que fazendeiros locais estão com medo de perder seus rebanhos suínos e pressionaram as autoridades a dar cabo dos porquinhos. Segundo o mesmo porta-voz, um profissional autorizado foi contratado com o apoio dos fazendeiros especialmente para matar os microporcos. Antes de mandar matar os animais, as autoridades locais dizem que tentaram contactar os donos dos animais. Feira de adoção ou alguma medida menos drástica que o assassinato dos animais parece nem tem sido cogitada.

Estima-se que pelo menos outros 300 porquinhos estão abandonados na mesma região (cidade de Swansea, no País de Gales). Provavelmente terão o mesmo destino dos primeiros 100 capturados.

No Brasil, existem empresas especializadas na venda destes animais. Cada microporco comprado é um voto de “continuem fazendo isso” para os exploradores que criam e vendem os animais. Ao comprar animais de qualquer espécie, você está colaborando diretamente para o sofrimento deles, já que está estimulando um comércio no pior estilo gigolô de animais. Não compre, adote. Procure feiras de adoção de sua cidade.

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: