- visualizações

Nestlé diz em nota que está comprometida com o bem-estar dos animais que mata

Cuidando bem para matar melhor.


5 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Esta semana um acordo firmado entre a maior produtora de produtos alimentícios do mundo e a ONG internacional WAP – World Animal Protection (Proteção Animal Mundial) ganhou os noticiários. Você provavelmente não está reconhecendo esse nome presunçoso porque é a antiga WSPA (eles mudaram de nome este ano).

A WSPA – ou melhor, a Proteção Animal Mundial – é conhecida por trabalhar em prol das empresas que matam animais. Sim, o foco principal da Proteção Animal Mundial é treinar indústrias a matar com mais eficiência e, teoricamente, com menos dor. Ele trabalham dentro de grandes frigoríficos ensinando estas empresas como extrair mais dos animais e ainda ficar bem-vistas perante os consumidores.

No site da WAP o objetivo da ONG fica muito claro neste trecho:

Benefícios para os negócios

Ao longo dos últimos cinco anos, os frigoríficos que adotaram práticas de abate humanitário após nossos treinamentos melhoraram sensivelmente a sua imagem, o que os tornou mais competitivos. A redução de lesões também ajudou a diminuir perdas e a melhorar a qualidade da carne. Em um frigorífico no Brasil, por exemplo, constatou-se uma redução de até 63% dos animais com hematomas após o nosso treinamento.

Tornar empresas vistas como inimigas dos animais em empresas reconhecidas como amigas dos animais é a especialidade da WAP. Enxergando isso, a Nestlé anunciou uma parceria internacional com a WAP e que não comprará mais de fornecedores que tratarem mal seus animais. Tiveram o cuidado ainda de não colocar prazos para implementação dos itens da parceria. Também não é comentado na nota o fato da Nestlé ser uma empresa que testa componentes químicos em animais.

Na nota em inglês (veja aqui) onde a empresa anuncia o novo compromisso, estão citadas “5 Liberdades” que deverão ser aplicadas aos animais. São elas:

• Livre de fome, sede e desnutrição
• Livre de medo e angústia
• Livre de desconforto físico e térmico
• Livre de dor, ferimentos e doenças
• Liberdade para expressar padrões normais de comportamento

Seria cômico se não fosse trágico. Infelizmente, muitos consumidores cairão nessa conversa para boi dormir e vão comprar mais e mais produtos da Nestlé acreditando que não estarão fazendo mal aos animais. Mentira. A única forma da Nestlé garantir estes cinco itens aos animais seria tornando-se uma empresa vegana e não usando mais animais. Alguém imagina um matadouro sem dor, medo, angústia e sem animais que não podem viver seu comportamento natural? O primeiro comportamento natural de todo animal, inclusive do ser humano, é querer continuar vivo. A Nestlé, assim como outras empresas do tipo, usa bilhões de animais ou suas secreções todos os anos como matéria-prima de seus produtos. Isso ocasiona diretamente a morte destes animais.

Uma das práticas aclamadas por ONGs bem-estaristas como a WAP é a produção de ovos sem que as galinhas fiquem presas em gaiolas. De fato, uma das coisas mais cruéis que nossa espécie faz com os outros animais é enfiar diversas galinhas em pequenas gaiolas para comer seus ovos. Todo consumidor com o mínimo de noção da vida tem isso em mente. Por isso, dizer que os ovos serão produzidos por galinhas soltas é como dar uma injeção de ânimo em quem quer consumir com a consciência tranquila. Mas a realidade é muito diferente.

Granjas que dizem criar galinhas soltas realmente o fazem, mas quase sempre é nos mesmos barracões onde antes havia as gaiolas. Milhares de galinhas ficam no mesmo espaço que ficavam antes, as granjas apenas deixam de gastar com as gaiolas e isso gera marketing favorável à marca. No fim do processo, as gargantas das galinhas criadas soltas são cortadas do mesmo modo que as gargantas das galinhas criadas em gaiolas.

Com carnes e laticínios não é diferente. Tudo que se prega como bem-estar animal é, na verdade, marketing para aumentar as vendas de produtos de origem animal. Todos os animais, após o período de exploração, são mortos. Infelizmente, não há uma maneira mais sutil de dizer isso.

A única forma de garantir o verdadeiro bem-estar dos animais é deixando de consumir produtos de origem animal. Não há como obter tais produtos sem o sofrimento dos animais porque, no fim, além dos processos cruéis durante suas vidas para leite, ovos e carnes, todos serão assassinados.

5 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: