- visualizações

Papa afirma que balões são o novo símbolo da paz e suspende uso de pombas como tal

Menos violência, mais paz.


1 pessoa agradeceu por este conteúdo.


Tradicionalmente a Igreja Católica dedica o primeiro mês do ano para enfatizar seus temas ligados à paz. Sempre no último domingo do mês de janeiro, o Papa costumava soltar pombas brancas na Praça São Pedro, coração do Vaticano. O gesto era considerado por muitos como o símbolo da paz.

Mas, em janeiro de 2014, quando o Papa e algumas crianças jogaram pombas para o ar, elas foram mortas em frente às câmeras de jornalistas de todo o mundo por uma gaivota e um corvo. O episódio causou mal-estar, principalmente no campo das relações públicas.

Grupos de proteção aos animais aproveitaram o ocorrido para lembrar que a soltura de pombas no Vaticano era uma sentença de morte aos animais. Criados em cativeiro e comprados para a ação de paz, as pombas jogadas pelo Papa não teriam a menor chance de sobreviver, pois não reconhecem os predadores e dificilmente conseguem achar alimento sozinhas.

Em 2015, o Papa Francisco, que tem o nome daquele que é considerado o patrono dos animais, soltou balões coloridos ao invés de pombas. “Aqui estão os balões que significam paz.” – afirmou o pontífice.

Tudo indica que nos próximos anos a tradição dos balões coloridos continuará, poupando a vida de muitos animais. Acima de tudo, a troca pelos balões mostra que animais não devem ser explorados. Um pequeno passo que deveria seguir para outras áreas da Igreja Católica, incluindo os refeitórios.

Resta saber se os balões do Papa Francisco são fabricados com material biodegradável. Se não forem, é mais um passo a ser dado.

1 pessoa agradeceu por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: