- visualizações

Pó Royal, Tang, Oreo, Club Social e Trident pertencem a um grupo que testa em animais

Era uma vez uma corporação.


209 pessoas agradeceram por este conteúdo.


É difícil imaginar a ligação entre um inocente Pó Royal e um maço de Marlboro, mas ela existe, pelo menos comercialmente. A história não é simples de entender, por isso, poucas pessoas enxergam a aproximação de duas marcas tão distintas em seus segmentos. Nas linhas a seguir, desmembramos esta história para você.

A Philip Morris, uma das líderes mundiais na fabricação de produtos derivados do tabaco, iniciou suas atividades como revendedora de cigarros em 1847. Sete anos depois, em 1854, fabricou seu primeiro cigarro e, infelizmente, não parou mais. Mais de 160 anos após fabricar seu primeiro cigarro, a Philip Morris admite que o produto causa dependência e está ligado a diversas causas de câncer (veja aqui, em inglês). Além disso, a empresa que detém as marcas Marlboro e L&M, entre outras, admite que faz testes em animais e mantém uma página sobre isso com certo destaque em seu site internacional (veja aqui, em inglês).

Mesmo após 160 anos de história em que o cigarro sempre foi apontado como causador de diversos tipos de câncer e outras doenças, a Philip Morris ainda tortura animais com o propósito de procurar novos produtos fumígenos que causem menos danos. “Uma melhor compreensão dos mecanismos da doença também pode nos ajudar a avaliar se os novos produtos que estão em desenvolvimento podem reduzir o risco de doenças relacionadas ao tabagismo.” – diz o site da empresa (veja aqui, em inglês).

Os problemas do consumo de cigarro não são novidade, mas a abrangência comercial da Philip Morris vai além dos derivados do tabaco. A marca Philip Morris era administrada por um grupo comercial de nome muito parecido, o Philip Morris Companies Inc. Nos anos 80, o Philip Morris Companies Inc adquiriu a General Foods e a Kraft Foods e formou a Kraft General Foods. A nova empresa, administrada pela Philip Morris Companies Inc, já era uma das maiores produtoras de alimentos do mundo ao lado da Nestlé – que também testa em animais.

Em 2003, a Philip Morris Companies Inc passou a se chamar Altria. Ao longo dos anos, a Kraft General Foods mudou de nome para Kraft Foods e hoje chama-se Mondelez. A Mondelez, por sua vez, possui algumas marcas muito conhecidas no Brasil, como: Trident (goma de mascar), Club Social (biscoito), Clight (suco em pó), Tang (suco em pó), Bis (chocolate), Babbaloo (goma de mascar), Trakinas (biscoitos), Lacta (chocolates), Sonho de Valsa (chocolate), Chiclets (goma de mascar), Philadelphia (queijo), Oreo (biscoito), Halls (bala/drops), Royal (gelatina e fermento), Clorets (goma de mascar), Nabisco (biscoitos), Chocooky (cookies) e outras. Não há informações precisas sobre se cada uma destas marcas testa ou não em animais, apesar da ligação clara com a Philip Morris, que testa.

O caso dos Beagles Fumantes

Em 1975, uma corajosa jornalista inglesa chamada Mary Beith expôs um dos testes realizados em animais pela indústria tabagista. A foto que você vê no início deste texto é dela. Mary visitou um laboratório próximo à sua casa durante sete dias e conseguiu algumas fotos impressionantes. A desculpa do laboratório para usar animais, na época, é que um cigarro seguro para a saúde estava sendo desenvolvido ali.

A investigação, com câmera escondida, foi feita em 1974, mas apenas em 1975 foi publicada por um jornal de Manchester – provavelmente por nenhum veículo de comunicação acreditar no sucesso que a matéria teria. O caso, anunciado como “Os Beagles Fumantes”, é conhecido como um dos mais importantes eventos no jornalismo investigativo. “As cabeças deles estavam contidas por travas como em uma ação medieval.” – dizia Mary em sua matéria, que ganhou os noticiários do mundo todo. Com o passar dos anos, os laboratórios investiram em sistemas de seguraça e ficaram cada vez mais isolados, a fim de manter a opinião pública longe das práticas cruéis destes locais.

Boicotar ou não é você quem decide

Infelizmente, o boicote a todas estas marcas ligadas à Philip Morris é difícil, uma vez que restaurantes – inclusive veganos – provavelmente usem o famoso Pó Royal em suas preparações ou tenham a goma de mascar Trident à venda, por exemplo. Mas acreditamos que a informação precisa ser publicada para que cada pessoa faça suas escolhas de forma consciente.

Para ver nossa lista imprópria de marcas que testam em animais ou pertencem a empresas que testam, visite www.vista-se.com.br/lista.

Abaixo, um infográfico com a ligação entre as marcas.

209 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: