O maior portal vegano do brasil • No ar desde 2007.
Facebook Twitter Android LinkedIn Flickr
Loja Vista-se Clube Vista-se
24/10/2012 às 14:31 – 429 visualizações

Presidente da Sociedade Nacional de Agricultura chama alimentação vegetariana de “seita” em programa ao vivo

Fabio Chaves
Do Vista-se

A visão de um ruralista sobre a conscientização da população sobre sua alimentação

O Canal Futura exibiu nesta terça-feira (23), o programa Sala de Debate com o tema “Mudança de Hábitos Alimentares”. O programa contou com a presença de alguns especialistas, entre eles a advogada vegana Bianca Turano, do Rio de Janeiro. Um dos participantes, o Presidente da Sociedade Nacional de Agricultura, Antonio Alvarenga, fez questão de deixar claro sua posição contrária à prática do vegetarianismo:

“A alimentação vegetariana é uma seita. Uma seita que eu não vou discutir se tem validade ou não, cada um faz do seu corpo o que bem entende.”

Mesmo desmentido várias vezes seguidas pela nutricionista Camila Santos Rodrigues, que também foi convidada do programa e pela professora de alimentação viva da PUC-Rio Ana Branco, Antonio seguiu, dizendo várias vezes durante os 3 blocos do programa que a alimentação vegetariana é algo perigoso, que só deve ser adotada com o acompanhamento de médicos e nutricionistas (assista aqui ao trecho).

Antonio Alvarenga é contra o reflorestamento de áreas de pastagens (veja aqui), a favor da bancada ruralista na questão do código florestal (veja aqui), chama latifundiários de “heróis da nossa economia” em um site de criação de aves para abate (veja aqui) e quer, ainda, falar em produção sustentável de orgânicos e de tecnologias verdes.

Altonio Alvarenga é presidente de uma instituição privada ligada à pecuária

Apesar do nome soar como o de alguma entidade do governo, a Sociedade Nacional de Agricultura é uma instituição privada, fundada no Rio de Janeiro há mais de 100 anos e que afirma ser sem fins lucrativos mas que, claramente, está diretamente ligada aos interesses econômicos dos pecuaristas (www.pecuaria.info) brasileiros.

Sobre o programa, a advogada vegana Bianca Turano, disse ao ViSta-se:

“Quando fui convidada pela equipe do programa para falar a respeito de hábitos alimentares, pensei: ‘Que espaço precioso!’ Daí, a preocupação: como falar de indivíduos em meio a sementes, pepinos, conceitos de sustentabilidade e orgânicos? Mas eis que as ‘palavrinhas mágicas’ indivíduos, direitos, dignidade, consciência surgiram para, de modo harmônico e educado, conduzir o debate para outros rumos: direitos animais. Espero que algumas pessoas tenham se apercebido da importância de se estender direitos morais básicos a esses indivíduos, que a cada dia estão sendo maior e mais bem representados. Parabéns para todos nós!”

Uma das frases mais marcantes do programa foi dita por Ana Branco:

Assista ao programa | Youtube

Se preferir, você pode assistir aos blocos separadamente: Bloco 1 | Bloco 2 | Bloco 3

 

Publicidade:

Compartilhe:FacebookTwitterGoogle+tumblrEmail