- visualizações

Programa “A Liga” banaliza maus-tratos aos animais, mas gera possível prova contra os suspeitos

Ações contra a lei em rede naiconal.


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


A Rede Bandeirantes de Televisão levou ao ar na última terça-feira (8) uma reportagem especial sobre a “Porcaiada”, criada pelo criador de porcos Heldervan Eugênio. A “Porcaiada” é uma espécie de festa popular que acontece no interior do Piauí, na cidade de Campo Maior. O objetivo da festa, criada e organizada por empresários do setor da suinocultura, é chamar a atenção para a produção de carne suína local.

Entre as atividades da festa, a mais popular é uma espécie de corrida em um cercado cheio de lama cujo objetivo é pegar vários porcos. A apresentadora Mariana Weickert, do programa “A Liga”, acompanhou toda a movimentação para os festejos. Em um misto de revolta e apoio ao evento, Mariana ora falava que aquilo tudo era um absurdo, ora entregava panfletos na rua chamando as pessoas para participarem da festa.

Em um dos momentos críticos da matéria, a apresentadora acompanhou de perto o abate de porcos com marretadas na cabeça dentro de chiqueiros e o transporte das carcaças para o recinto da festa. Tudo irregular. Este tipo de abate é proibido no Brasil e o transporte das carcaças deve, por lei, ser feito por profissionais com roupas adequadas e necessariamente em caminhão frigorífico. No vídeo, é possível ver claramente que o transporte foi feito em uma caminhonete comum, apenas com uma lona em cima e por funcionários sem uniformes. A falta de higiene e de cuidados com as carcaças que foram servidas como comida ficam evidentes no vídeo. Nenhum tipo de fiscalização ocorreu durante todo o processo, mesmo sendo a “Porcaiada” um evento conhecido na região.

As irregularidades quanto à sanidade da carne servida na 3ª edição da “Porcaiada” e os maus-tratos aos animais (crime, segundo o Art. 32 da Lei 9605/98) estão documentados. Cabe ao Ministério Público do Piauí iniciar uma investigação.

Para assistir ao programa completo, acesse os links: Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: