De marejar os olhos. Creio que não exista melhor definição para o que você vai assistir em instantes. Sem cenas fortes, o filme de 5 minutos abaixo mostra a história de 2 bebês que foram salvos pelo santuário norte-americano Animal Acres. O lugar é uma fazenda onde é possível encontrar diversas espécies de animais que foram salvos da indústria de produtos de origem animal. Os bebês no vídeo, chamados Casanova e Sonny, foram resgatados de uma fazenda que produz leite.
Todos sabemos, ou deveríamos saber, que a indústria do leite funciona assim (forma simplificada): Para dar leite, as vacas devem permanecer prenhas – este processo é feito normalmente com inseminação artificial. No período em que elas carregam um bezerro ou no período pós-parto, elas produzem leite, assim como uma mulher e assim como todos os mamíferos.
Quando um bebê nasce fruto da indústria do leite, ele tem 2 destinos possíveis:
Se for uma bebezinha fêmea: vai crescer e ser explorada como a mãe – inseminações e ordenha forçada do leite durante toda a sua curta vida.
Se for um bebezinho macho: vai ser descartado logo depois do nascimento – entenda “descartado” como morto para a produção de qualho animal para queijos – ou ficará trancado e acorrentado por alguns meses em pequenos espaços de madeira (cerca de 1 ou 2 metros quadrados) sem poder se movimentar ou ingerir alimentos com ferro. Isso para que fique literalmente anêmico e sua carne fique branca, macia. Esse tipo de carne repugnante chama-se vitela.
Em ambos os casos são afastados da mãe antes da primeira mamada. Talvez você esteja se perguntando “Como assim qualho para queijos?”. Para que o leite qualhe e dê continuidade aos muitos processos da fabricação de queijos, são usados produtos industrializados que em sua esmagadora maioria são produzidos a partir de uma enzima (quimosina) retirada do quarto estômago de bezerros machos que foram “descartados” da indústria do leite. Essa enzima também pode ser retirada do estômago de outros ruminantes, mas como a indústria do leite “produz” muitos bebês machos é muito mais barato e prático matar estes animais para aproveitar essa enzima e mandar o resto do corpo para a produção de adubos ou talvez algum tipo de produto embutido.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a indústria do leite, veja a história dos 2 bebês que foram salvos. Infelizmente são casos isolados. Milhões de outros morrem por conta desta indústria que, não a toa, é considerada tão ou até mais cruel que a indústria da carne. Ajude a salvar mais bebês, não consuma produtos de origem animal e não financie mais a indústria da tortura. Seja vegano.
Vídeo no Youtube – A história de Csanova e Sonny (em inglês)
O grupo Rio+Veg (rioveg.com), formado por ativistas de conhecidas ONGs brasileiras e por ativistas independentes, escolheu o ViSta-se como site oficial para publicar suas atividades em prol do tema “veganismo” na pauta da Rio+20. O conteúdo abaixo foi produzido pelo Rio+Veg.
O movimento Rio+Veg lançou neste final de semana um vídeo feito a partir de entrevistas a várias pessoas engajadas em movimentos socioambientais, respondendo à seguinte pergunta: "Você acha que a alimentação vegetariana deveria estar na pauta da Rio+20? Por que?". As respostas, ricas e diversas, propõem várias razões pelas quais essa questão é tão importante para o desenvolvimento sustentável. Assista ao vídeo abaixo ou no Youtube. Faça parte do movimento Rio+Veg! www.facebook.com/RioVeg www.twitter.com/RioVeg rioveg.com Contato: rioveg@rioveg.com
Nao conhecia esta Animal Acres, achei incrível a proposta deles. O video eh comovente mesmo, fiquei reparando na espontaneidade dos bebes, ateh deu vontade de adotar um rs
Nó, legal de mais, acho que até hoje não tinha visto uma vaca correndo, quanto menos, feliz.
Que coisa mais linda ver esses filhotes correndo felizes!
Como alguém pode fazer algum mal para umas criaturinhas tão lindas e com tanta vontade de viver.
confesso que me sinto culpada por ser ovo-lacto-vegetariana…
oi Isabella….não sei se vc sabe…que existem os ovos caipiras que são produzidos por galinhas saudáveis e livres das gaiolas de bateria. O leite vc pode trocar pelo de soja…tem o Ades Original…frapê de côco…shake de morango…todos esses tem mais cálcio que o leite de vaca e todas as vitaminas que precisamos inclusive a B12! e é uma delícia!!!! e não esqueça de uma coisa…TODO ESFORÇO É VÁLIDO…pode ter certeza!!!
bjokas!!
Mas… o que acontece quando a galinha não consegue mais botar ovos em quantidade suficiente que dê lucro para o produtor? Dica: como presente de aposentadoria, ela ganha uma lâmina no pescoço.
E os machinhos, que deveriam substituir as galinhas que foram trituradas e viraram nuggets, mas que obviamente não botam ovos? Adivinha o que acontece tão logo libertam-se do ovo? Vão para o triturador (ainda vivos, dependendo do produtor).
Concordo que todo esforço é válido. Perfeito! Mas deixar de comer ovos é tão fácil (basta não comprar, né) que eu não entendo onde está o esforço. Idem para o leite, queijo, etc. A não ser, é claro, que tenha alguém apontando uma arma para nossas cabeças obrigando a gente a comprar esses produtos… aí concordo que é um grande esforço (um esforço mortal, eu diria) deixar de comprá-los.
Isabella, siga os conselhos do nosso amigo Jan: é muito importante qualquer tipo de esforço, mas respeite, principalmente, o seu corpo e suas convicções mentais.
Só adicionando um comentário à resposta do Jan, a soja, comumente encontrada no mercado, tem fonte transgênica, o que causa mal para nós mesmos e para o meio ambiente. No possível, dê sempre preferência aos alimentos de origem orgânica, que não utilizam nenhum agrotóxicos e não são transgênicos.
Uma dica bem legal é um livro que comprei recentemente "Lugar de Médico é na Cozinha" – e o nome dá o que falar!! Ele explica sobre a paranoia das proteínas, fala sobre fontes de B12 (grãos germinados, p. ex.) e dá muitas dicas, além de incentivar os produtos orgânicos.
Cesar Carvalho, é importante respeitar o que as pessoas entendem por certo ou errado e o vínculo que elas possuem com tais convicções. As pessoas ainda desconhecem muitos saberes da existência – e o veganismo é apenas um deles. Cada um possui seu tempo para madurar a moral e a profundidade da reflexão para conseguir se harmonizar por comleto.
Muita paz, saúde, felicidades e luz!
Jan e João Vitor, muito obrigada pelas sinceras palavras de amizade que tiveram não só pela nossa amiga Isabella, mas também por todos que ela vai deixar de ferir depois de ter essas informações.
Me foi de grande valia ler a atitude de vocês.
Tenho amigos veg que também compartilham com o pensamento do Cesar Carvalho, acredito que o que nos cabe nesse momento é ajudar sempre!
Focando tanto nos animais, meio ambiente e saúde, quanto a pessoa que se mostra presente e tem carência ainda em alguns hábitos.
Sobre os ovos, no futuro quero comprar galinhas e cria-las soltas no quintal, não vão sofrer e vão colocar ovos, acho isso legal, sou vegetariano há 11 anos, mas ser vegano é mais complicado para mim!!
http://vista-se.com.br/redesocial/casanova-and-sonny-bebes-salvos-da-industria-do-leite/
Bebês salvos da indústria do leite http://t.co/V6yVo4S #goVEGAN
Casanova e Sonny – Bebês salvos da indústria do leite http://t.co/1Yan2eJ vía @AddThis
RT @giucarpess: Casanova e Sonny – Bebês salvos da indústria do leite http://t.co/1Yan2eJ vía @AddThis
A indústria do leite é tão ou até mais cruel que a indústria da carne http://bit.ly/cDn3MN (via @fabiochaves)
RT @BetaMattana: A indústria do leite é tão ou até mais cruel que a indústria da carne http://bit.ly/cDn3MN (via @fabiochaves)
[...] sobre coisas mais relevantes como a morte injusta e desnecessária de bilhões de animais ao ano, a disfarçada indústria cruel de leite e ovos, a destruição do meio ambiente e a sua saúde. Obviamente, a novela é uma forma de [...]
Comovente o video, obrigada.
coloquei ele no meu orkut!!!! se 20% ler e assistir já fico muuuito feliz!
na luta pela conscientização!!!! =D
abs a todos!!!
Casanova e Sonny – Bebês salvos da indústria do leite http://t.co/rXJ2Dyy
Vista-se, sem informação você fica PELADO!! http://bit.ly/cDn3MN
RT @fabiochaves: Casanova e Sonny – Bebês salvos da indústria do leite #vistase http://bit.ly/cDn3MN
RT @vista_se: Casanova e Sonny – Bebês salvos da indústria do leite #vistase http://t.co/HJaQ0xHm
Nossa muito lindo o vídeo mesmo!
Nada nesse mundo é lindo.
Vocês falam tanto da Soja. Procuram saber da m*rda que é a soja? do Mal que ela causa e o quão inescrupulosa é a empresa responsável por ela? Ou é algo lindo de se fazer também?
http://www.youtube.com/watch?v=r3OedIuaZto
emocionante…largar o leite puro é facil..dificil é na rua…quase tudo tem leite…devagar eu chego la…
RT @vista_se: Casanova e Sonny – Bebês salvos da indústria do leite #vistase http://t.co/bxJ2P093
RT @vista_se: Casanova e Sonny – Bebês salvos da indústria do leite #vistase http://t.co/OXyVGnup
RT @vista_se: Casanova e Sonny – Bebês salvos da indústria do leite #vistase http://t.co/sjfFxfsf
Olhe os 29 primeiros segundos desse vídeo. Mermão, teu leite vale essa merda? http://t.co/b75uqZTR
RT @vista_se: Casanova e Sonny – Bebês salvos da indústria do leite #vistase http://t.co/LaiEUx67