Sem informação você fica pelado!
+ de: 100 mil acessos únicos/mês | 4.606 mil postagens | 33.909 mil comentários

Consumir carne vermelha aumenta risco de morte, afirma novo estudo de Harvard

Publicado em 13 de março de 2012 em Notícias, Saúde, ▼ Importante

+Aa
| -Aa

Sinal vermelho para a carne

Mais uma vez a universidade de Harvard, nos EUA, uma das mais respeitadas do mundo, divulga um estudo condenando a ingestão de carne. O trabalho, que acompanhou mais de 120 mil pessoas durante quase 30 anos, concluiu que o consumo diário de carne vermelha aumenta o risco de morte prematura em até 20%. Foram analisadas informações de 37.698 homens e 83.644 mulheres durante 22 anos e 28 anos, respectivamente. Os participantes foram entrevistados sobre seus hábitos alimentares a cada quatro anos.

Doenças cardíacas, diabetes e câncer

As doenças mais comuns constatadas entre as pessoas que comeram carne regularmente durante o estudo foram as relacionadas ao coração, a diabetes do tipo 2 e também ao câncer. 23.926 pessoas morreram durante o estudo. Destas, 5.910 de doenças cardiovasculares e 9.464 de algum tipo de câncer.

Ferro heme (presente na carne) e doenças crônicas

O ferro da carne, tão enaltecido pela mídia e pelos produtores de carne, foi apontado como um dos ingredientes contidos na carne que causam doenças crônicas como as cardíacas e o câncer.
“A carne vermelha, carne processada especialmente, contém ingredientes que têm sido associadas ao aumento do risco de doenças crônicas, como doenças cardiovasculares e câncer. Estes incluem o ferro heme, a gordura saturada, sódio, nitritos, e certos agentes cancerígenos que são formados durante o cozimento.” – Diz um trecho do documento.

Foi apontada a carne processada (linguiça, mortadela, salame, salsicha, patê, etc.) como grande vilã, mas outros tipos de carne considerados mais saudáveis como aves e peixes não se mostraram tão eficientes como os vegetais na busca de uma vida com mais saúde.

Substituindo a carne

Os cientistas de Harvard concluíram que a forma mais eficaz de substituir a carne no cardápio, com o intuito de evitar as doenças geradas por ela, é utilizar nozes. Substituir a carne vermelha por nozes provou que o risco de mortalidade cairia em 19%.

Rudução da carne e economia com gastos de saúde pública

Incentivar a população a reduzir ou a deixar o consumo de carne traria uma economia de bilhões de dólares em saúde pública, segundo especialista.”Mais de 75% dos US$ 2,6 bilhões gastos anualmente com saúde nos Estados Unidos são por motivos de doença crônica”, disse Dean Ornish, médico e nutricionista da Universidade da Califórnia, em San Francisco. “Consumir menos carne vermelha pode ajudar a reduzir a mortalidade devido a essas doenças e reduzindo, assim, os custos com saúde”, complementa.

Ouça a notícia na CBN, clique aqui.

Estudo publicado no site da universidade de Harvard (em inglês)
http://news.harvard.edu/gazette/story/2012/03/red-meat-raises-red-flags/ 
http://www.hsph.harvard.edu/news/press-releases/2012-releases/red-meat-cardiovascular-cancer-mortality.html 

Related Posts with Thumbnails

26 respostas para “Consumir carne vermelha aumenta risco de morte, afirma novo estudo de Harvard”

  1. Consumir carne vermelha aumenta risco de morte, afirma novo estudo de Harvard http://t.co/CkMeQbzj

  2. Mi_mada disse:

    http://t.co/IzO4uwel _ entao, bora falar menos e ler mais :-)

  3. Consumir carne vermelha aumenta risco de morte, afirma novo estudo de Harvard http://t.co/ATpRtn0Q

  4. Keyce Jhones disse:

    Consumir carne vermelha aumenta risco de morte, afirma novo estudo de Harvard http://t.co/mfqGKlH7 via @fabiochaves

  5. chel reis disse:

    Consumir carne vermelha aumenta risco de morte, afirma novo estudo de Harvard http://t.co/ATpRtn0Q

  6. Consumir carne vermelha aumenta risco de morte, afirma novo estudo de Harvard http://t.co/ATpRtn0Q

  7. Consumir carne vermelha aumenta risco de morte, afirma novo estudo de Harvard #vistase http://t.co/cmbNrX6b

  8. Consumir carne vermelha aumenta risco de morte, afirma novo estudo de Harvard #vistase http://t.co/cmbNrX6b

  9. Fabiana disse:

    Cada vez mais provas do mal que a carne faz à saúde e ninguém está nem aí. Aposto que se publicassem um estudo dizendo que vegetarianos tem muito mais chances de desenvolver doenças crônicas e que a carne diminui a incidência dessas doenças a mídia daria bem mais ibope. O jornal hoje falou sobre isso hoje, mas como se fosse algo de pouca importância. E a jornalista ainda soltou um sonoro 'Quem não gosta de um churrasco?".

    • Izabella disse:

      Mas devemos ressaltar que o "jornal hoje" é da globo e quem manda na globo quer mais q as pessoas morram enquanto eles ganham cada vez mais e mais dinheiro.

  10. RT @vista_se: Consumir carne vermelha aumenta risco de morte, afirma novo estudo de Harvard #vistase http://t.co/jbdxqGAd

  11. Decio Gimenes disse:

    Até quando vamos ouvir, de tempos em tempos, notícias contra e a favor da carne vermelha?
    Em que podemos confiar? Recentemente li notícia favorável à carne vermelha, do nutrólogo Wilson Rondó, autor do livro "Sinal Verde para a Carne Vermelha". Já há "barulho" suficiente para a gente não escutar nada.

  12. Decio Gimenes disse:

    Até quando vamos ouvir, de tempos em tempos, notícias contra e a favor da carne vermelha?
    Em que podemos confiar? Recentemente, na rede, li notícia favorável ao consumo de carne vermelha, do nutrólogo Wilson Rondó, autor do livro "Sinal Verde para a Carne Vermelha". Também li artigos favoráveis em revistas. Já há "barulho" suficiente para a gente não conseguir escutar nada.

  13. @neideromani disse:

    Deixar de comer carne está entre as melhores decisões que tomei na vida. Mais saúde física e indescritível sensação de paz espiritual.

  14. Agora está comprovado: Consumir carne vermelha aumenta risco de morte, afirma novo estudo de Harvard
    http://t.co/7G9Peqhw

  15. Maíra Souza disse:

    RT @vista_se: Consumir carne vermelha aumenta risco de morte, afirma novo estudo de Harvard #vistase http://t.co/hPoQhZFl

  16. Maíra Souza disse:

    RT @vista_se: Consumir carne vermelha aumenta risco de morte, afirma novo estudo de Harvard #vistase http://t.co/hPoQhZFl

  17. Livia GR disse:

    Isso é sério gaúchada,comprovado cientificamente.
    http://t.co/4RLNK1bR

  18. Roberta Guido disse:

    Consumir carne vermelha aumenta risco de morte, afirma novo estudo de Harvard | ViSta-se http://t.co/sqObIohD

  19. lucia moreira disse:

    verdade me tornei vegetariana a muito tempo atras apenas pelos sofrimentos dos animais,o k eu ñ queria para mim tmb ñqueria para eles,escutei muitos me criticarem,ate dizerem k poderia morrer ,passei por tudo isto,e hoje com tantas informaçoes na net posso so rir das pessoas, agora nunca pensei k os beneficios seriam tantos, hoje com 60 anos ñ faço exercicios fisicos,somente um alongamento mesmo em casa logo de manhã,ñ tomo sequer um comprimido ñ sinto nada,ñ tenho plobemas de preção,o mais interessante o lado espiritual e inesplicavel este ñ tem geito de explicar so pondo em pratica,ñ comer os animais, e amando a toda criatura,gente e so paz e conciência limpa ñ tem segredo vida limpa bjsssss

  20. Leonardo Sá disse:

    Evitar consumo diário de carne vermelha é outra adesão interessante. Estou tentando me livrar com dois dias na semana. http://t.co/UtFqqUtN

  21. RT @vista_se: Consumir carne vermelha aumenta risco de morte, afirma novo estudo de Harvard #vistase http://t.co/bs38fWGY

  22. Elias disse:

    RT @vista_se: Consumir carne vermelha aumenta risco de morte, afirma novo estudo de Harvard #vistase http://t.co/Ghka1DWC

  23. Elias disse:

    ……….. Para se pensar…….. ;) http://t.co/6KoHCST8

Deixe uma resposta

PUBLICIDADE -









BUSCA

Atividade
Destaques
Um dos mais respeitados diretores de cinema do mundo é também um ativista pela divulgação do veganismo Desde outubro de 2012, quando tornou-se vegano com sua família (relembre), o cineasta James Cameron vem demonstrando ser um importante aliado na divulgação da causa vegana e também um apaixonado voluntário por causas ambientais. Em um importante evento realizado no Canadá, chamado Blue Ocean Film Festival and Conference, Cameron contou sua experiência pessoal em relação ao veganismo e desafiou todos os presentes a confirmarem os resultados por si mesmos, adotando uma alimentação livre de produtos de origem animal (leite, ovos, carnes etc). Como o tema da conferência foi preservação dos oceanos, James Cameron foi direto ao ponto e disse que o primeiro passo para salvar os peixes é simplesmente não comê-los. Parece óbvio, mas é o tipo de frase que realmente surpreende a maioria das pessoas. Mesmo pessoas consideradas ambientalistas muitas vezes não fazem a ligação entre o que há em seu prato e o impacto que isso gera no planeta. Cameron contou que decidiu ser vegano depois de assistir ao documentário Forks Over Knives (Troque a Faca Pelo Garfo), uma produção norte-americana que apresenta os benefícios de uma alimentação baseada exclusivamente em vegetais. Assista aqui, com legendas. Assim que o filme terminou, Cameron foi até a cozinha e jogou fora tudo que tinha ingredientes de origem animal. Desde então, o premiado cineasta que dirigiu filmes como Titanic e Avatar não consome nada que tenha ovos, laticínios, carnes ou qualquer outro ingrediente de origem animal. Se você quer conhecer mais sobre o veganismo, temos um site perfeito para você. É uma página simples e clara onde você pode se informar rapidamente sobre o que é veganismo e pegar receitas e documentários. Acesse www.sejavegano.com.br. Assista a um trecho da palestra de James Cameron. O vídeo foi traduzido e disponibilizado pelo site Camaleão (conheça). | Youtube
© ViSta-se * Sem informação você fica pelado! * Sobre o ViSta-se * Contato * Para empresas
Saboia T.I