Sem informação você fica pelado!
+ de: 100 mil acessos únicos/mês | 4.602 mil postagens | 33.895 mil comentários

Dieta rígida pode proteger contra o câncer de próstata

Publicado em 17 de julho de 2008 em Notícias

+Aa
| -Aa

Regime propõe redução do total de gorduras da dieta diária a 10%.
Pacientes que seguiram o programa apresentaram melhora no quadro da doença.

Um trabalho científico de um grupo de pesquisadores da Califórnia buscou diminuir o avanço de tumores da próstata em fase inicial.

O estudo foi comandado pelo médico Dean Ornish, autor de uma dieta radical que já provou ter efeitos positivos sobre as doenças cardiovasculares.
Seu esquema dietético utiliza o vegetarianismo, redução do total de gorduras da dieta diária a 10%, exercícios regulares e técnicas de gerenciamento de estresse.

Os especialistas da Universidade da Califórnia de San Francisco selecionaram 93 homens com diagnóstico de câncer de próstata em fase inicial. Esses pacientes tinham optado por uma abordagem conservadora do tumor, ou seja, acompanhar os níveis do PSA e deixar tratamento habitual, inclusive cirurgias, para mais tarde.

Metade desse grupo aderiu à dieta de Ornish e a outra metade seguiu o tratamento sem orientação dietética específica. A hipótese era de que a dieta poderia impedir ou modificar o comportamento do tumor agindo sobre suas células.

A teoria era baseada em evidências científicas de que algumas substâncias presentes nos vegetais agiriam sobre as células tumorais da próstata — entre elas, o Licopeno, presente no brócolis ou nos tomates.

Amostras de sangue para dosagens seriadas do PSA, antígeno específico da próstata foram colhidas nos particpantes dos dois grupos. Para garantir a isenção do estudo as amostras foram enviadas a um centro de referência para tratamento de câncer, o Memorial Sloan Kettering em Nova York.

Os resultados mostraram que os participantes que aderiram à dieta de Ornish apresentaram uma queda de 4% nos níveis de PSA em um ano. Os pacientes que seguiram o tratamento tradicional tiveram uma elevação de 6% nos níveis do PSA.

Apesar de ter um número de participantes, essa pesquisa chama a atenção da necessidade de aprofundamento no estudo dos aspectos nutricionais no tratamento do câncer.

FONTE: G1

Related Posts with Thumbnails

Deixe uma resposta

PUBLICIDADE -









BUSCA

Atividade
Destaques
Um dos mais respeitados diretores de cinema do mundo é também um ativista pela divulgação do veganismo Desde outubro de 2012, quando tornou-se vegano com sua família (relembre), o cineasta James Cameron vem demonstrando ser um importante aliado na divulgação da causa vegana e também um apaixonado voluntário por causas ambientais. Em um importante evento realizado no Canadá, chamado Blue Ocean Film Festival and Conference, Cameron contou sua experiência pessoal em relação ao veganismo e desafiou todos os presentes a confirmarem os resultados por si mesmos, adotando uma alimentação livre de produtos de origem animal (leite, ovos, carnes etc). Como o tema da conferência foi preservação dos oceanos, James Cameron foi direto ao ponto e disse que o primeiro passo para salvar os peixes é simplesmente não comê-los. Parece óbvio, mas é o tipo de frase que realmente surpreende a maioria das pessoas. Mesmo pessoas consideradas ambientalistas muitas vezes não fazem a ligação entre o que há em seu prato e o impacto que isso gera no planeta. Cameron contou que decidiu ser vegano depois de assistir ao documentário Forks Over Knives (Troque a Faca Pelo Garfo), uma produção norte-americana que apresenta os benefícios de uma alimentação baseada exclusivamente em vegetais. Assista aqui, com legendas. Assim que o filme terminou, Cameron foi até a cozinha e jogou fora tudo que tinha ingredientes de origem animal. Desde então, o premiado cineasta que dirigiu filmes como Titanic e Avatar não consome nada que tenha ovos, laticínios, carnes ou qualquer outro ingrediente de origem animal. Se você quer conhecer mais sobre o veganismo, temos um site perfeito para você. É uma página simples e clara onde você pode se informar rapidamente sobre o que é veganismo e pegar receitas e documentários. Acesse www.sejavegano.com.br. Assista a um trecho da palestra de James Cameron. O vídeo foi traduzido e disponibilizado pelo site Camaleão (conheça). | Youtube
© ViSta-se * Sem informação você fica pelado! * Sobre o ViSta-se * Contato * Para empresas
Saboia T.I