Comissão aprova projeto que proíbe uso de animais em circos
A Comissão de Educação e Cultura aprovou há pouco proposta que proíbe o uso de animais em circos no Brasil. A proposta foi aprovada nos termos do substitutivo da Comissão de Meio Ambiente. O projeto original do Senado (7291/06) exigia apenas o registro de animais no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O texto aprovado, no entanto, proíbe o uso de animais em circos.
O relatório do deputado Antônio Carlos Biffi (PT-MS), aprovado pela Comissão de Educação, prevê ainda prazo de transição de seis anos para os circos retirarem os animais de suas apresentações. O texto permite que espetáculos como rodeios e vaquejadas continuem utilizando animais.
O projeto ainda precisa ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo plenário da Câmara. O deputado João Matos (PMDB-SC) avisou que vai tentar incluir na proposta permissão para os circos usarem ao menos animais domésticos em suas apresentações.
Íntegra da proposta:
- PL-7291/2006
Via ANDA
Talvez você se interesse por:
- Bastidores da aprovação do projeto de lei que proíbe o uso de animais em circos pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados
- Comissão pode votar projeto sobre uso de animais em experiências científicas
- CE aprova procedimentos para uso de animais em experiências científicas
- Maceió: Governo assina projeto de Lei que proíbe animais em circos
- Assembléia proíbe animais em circos no RS
- Mato Grosso do Sul proíbe circos com animais
- Campo Grande/MS proíbe animais em circos
- Juiz de Fora - MG proíbe animais em circos
- São José dos Campos-SP proíbe oficialmente o uso de animais em circos
- Aprovado PL que proibe locação de cães no Paraná












