Vegetarianos têm menor risco de desenvolver câncer

Os riscos de os vegetarianos desenvolverem câncer é 12% menor em relação ao dos consumidores de carne e a diferença se torna mais marcante nos casos de câncer no sangue, disseram pesquisadores britânicos nesta quarta-feira.
Pesquisas anteriores já haviam mostrado ligação entre o consumo de grande quantidade de carne vermelha ou processada com uma taxa mais elevada de câncer no estômago. O novo estudo, envolvendo mais de 60 mil pessoas, realmente confirmou haver menor risco de câncer de estômago e de bexiga entre os vegetarianos.
Mas a mais notável e surpreendente diferença foi nos casos de câncer no sangue - tais como leucemia ou múltiplo mieloma e linfoma não-Hodgkin - em que o risco da doença é 45% menor em vegetarianos do que entre os consumidores de carne.
“É necessário realizar mais pesquisas para confirmar estes resultados e encontrar as causas para as diferenças”, disse Tim Key, autor do estudo do Centro de Pesquisa da unidade de epidemiologia da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha.
Key e colegas, que publicaram seus achados no British Journal of Cancer, acompanharam 61 mil consumidores de carne e vegetarianos por mais de 12 anos, período em que 3.350 participantes receberam o diagnóstico de câncer.
O estudo investigava 20 diferentes tipos de câncer. Foi constatado que as diferenças de risco independem de outros fatores, tais como fumo, consumo de álcool e obesidade, os quais podem aumentar os riscos de uma pessoa desenvolver câncer.
Fonte: Terra
Talvez você se interesse por:
- Estudo americano associa consumo de carne vermelha com câncer de próstata
- Um ovo por dia aumenta risco de diabetes, diz estudo
- Verdes radicais representam risco para os negócios
- Comer menos carne evita câncer, ataques cardíacos e o aquecimento global
- Dieta rígida pode proteger contra o câncer de próstata
- Dieta vegetariana restrita poderia diminuir risco de cardiopatia em pacientes com artrite reumatóide
- Atualização da ADA (Americam Dietetic Association) sobre Dietas Vegetarianas
- Hoje tem marmelada? Tem sim senhor!
- Ruralistas pressionam por reserva legal menor
- Reduzir carne vermelha diminui mortalidade












