- visualizações

UFRGS começa a oferecer refeições sem carnes, ovos ou laticínios no Campus do Vale

Alguns alunos já aprovaram as novas opções.


2 pessoas agradeceram por este conteúdo.


A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) inaugurou um novo Restaurante Universitário (RU) nesta segunda-feira (13). O RU6 torna realidade uma antiga reivindicação dos alunos: boas opções vegetarianas no cardápio todos os dias.

Conversamos com Danielli Marafigo, aluna do curso de Letras da UFRGS para entender como foi a inauguração do novo RU. A estudante de 24 anos contou que almoça quase todos os dias na universidade e que experimentou os pratos oferecidos pela UFRGS no dia da inauguração.

Vegana há 3 anos, Danielli ficou surpresa com a qualidade da alimentação oferecida. “O que eu mais temia é que eles não soubessem temperar bem a soja e que fosse ficar com gosto de papelão. Mas, para minha surpresa, estava bem gostoso.” – disse. A estudante frisou que houve muita reivindicação para que as opções sem nada de origem animal acontecessem.

Em entrevista ao Vista-se no início da tarde desta terça-feira (14), a nutricionista que coordena o novo RU, Gilvane Santos, confirmou que as opções anunciadas como vegetarianas são sem nenhum tipo de carne, laticínios ou ovos. Gilvane é cautelosa, no entanto, e não afirma que as opções são veganas. Isso por que, segundo ela, podem eventualmente existir alguns temperos com corantes de origem animal ou algo que eles não tenham total controle ainda.

Ela disse também que as opções vegetarianas no restaurante não ficarão apenas na soja. Nesta terça-feira, por exemplo, havia um bolinho de lentilha. A intensão é ter uma boa variedade de sabores e de nutrientes.

A nutricionista se mostrou muito animada com o retorno que tem recebido dos estudantes. “Muitos deles têm falado comigo e com as outras nutricionistas, elogiando o cardápio.” – disse. Aproveitamos para perguntar se há a intensão de colocar opções vegetarianas também nos outros cinco restaurantes da universidade. Gilvane disse que é possível solicitar opções vegetarianas em qualquer RU da UFRGS, mas que, por falta de estrutura nas cozinhas, o prato precisa ser preparado na hora, o que pode causar lentidão no atendimento.

A cozinha do novo RU, no entanto, foi desenvolvida com a ideia de atender à nova demanda de alimentação vegetariana. Segundo Gilvane, o RU6 tem espaço e maquinário suficientes para preparar os alimentos vegetarianos longe dos convencionais, com carne e outros ingredientes de origem animal. “O nosso restaurante tem capacidade para servir mais de 2.500 reffeições todos os dias. Acreditamos que 10% deste número seja de pratos vegetarianos porque tem bastante gente que não é vegetariana e que acaba se servindo para experimentar.” – disse.

Gilvane revelou também que já existe uma demanda de celíacos (pessoas que têm sensibilidade ao glúten) e de outros públicos específicos. Por isso, ela já planeja uma forma de deixar tudo muito bem sinalizado. A sinalização, no entanto, deve acontecer apenas a médio prazo.

Para veganos que querem e precisam ter certeza de que a refeição oferecida não tem nada de origem animal mesmo (incluindo cochonilha, por exemplo), Gilvane recomendou o diálogo. “Estamos todos os dias no RU. Qualquer interessado pode nos procurar para tirar dúvidas sobre os pratos enquanto a sinalização não acontece.” – disse.

2 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: