- visualizações

Após publicar parecer favorável aos animais, senador retira texto e a situação é preocupante

Senador Cristovam Buarque teria se reunido com cientistas.


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


Apenas seis dias após publicar seu parecer a respeito do PLC 70/14 (antigo PL 6602/13), o senador Cristovam Buarque retirou o texto, que seguiria para votação logo em seguida.

No dia 25 de setembro, uma sexta-feira, publicamos uma matéria apontando as mudanças positivas que o senador fez na no PLC (relembre aqui). O texto foi recebido com surpresa e otimismo por ONGs e grupos de defesa dos animais. No mesmo dia, o portal de notícias do Senado publicou uma reportagem dizendo que a votação do texto apresentado pelo relator deveria acontecer já no dia 29 de setembro, uma terça-feira (veja aqui).

No entanto, a votação não aconteceu e o PLC 70/14 aparece em sua tramitação oficial no portal do Senado como “matéria com a relatoria” (veja aqui), o que significa que, por algum motivo, o relator retirou o texto para mudá-lo ou simplesmente para pensar melhor a respeito. Mesmo com a decisão tomada anteriormente, portanto, ele pode voltar atrás e mudar tudo de novo.

Segundo o presidente da ONG VEDDAS, George Guimarães, a atitude é preocupante porque pode significar um novo – e talvez pior – retrocesso à matéria. “A retirada do parecer da pauta de votação, depois de comemorado como um avanço, sinaliza uma reação dos órgãos ligados à indústria da experimentação animal, que essa semana reuniram-se com o senador. São esses órgãos os verdadeiros propositores do texto anteriormente aprovado na Câmara e agora reformado no Senado. Esperamos que o senador mantenha a disposição de dialogar com a defesa animal que até o momento foi capaz de apontar todos os pontos falhos e rebater todos os argumentos, o que levou ao que parecia ser uma alteração sensata por parte do senador. A mobilização da população e grupos de defesa animal é importante nesse momento.” – explicou George.

Telefonamos na manhã desta sexta-feira (16) para o gabinete do senador Cristovam Buarque a fim de confirmarmos a afirmação de que ele teria se reunido com entidades científicas ligadas à vivissecção. Não conseguimos contato com o senador ou sequer com um dos assessores que estivesse a par da situação.

Assine e mostre de que lado você está

A forma mais eficaz de mostrar que a sociedade quer aquele texto publicado no dia 25 de setembro é por meio de um abaixo-assinado criado especificamente para essa fase da tramitação (assine aqui). Até o fechamento desta matéria, pouco mais de 2 mil pessoas haviam assinado, mas é preciso dezenas de milhares de assinaturas para chamar a atenção. Outra opção é entrar em contato por telefone ou e-mail com o senador (veja os contatos).

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: