- visualizações

Ator Ary França declara no Programa do Jô que é vegano há três anos e dá opinião polêmica

Entre outras coisas, ele afirmou que comeria ovos de uma galinha bem tratada.


1 pessoa agradeceu por este conteúdo.


Na noite da quinta-feira (28), o apresentador Jô Soares recebeu para uma entrevista em seu programa o ator Ary França. Já no início, o ator mostra uma camiseta da ONG VEDDAS com a seguinte frase: “Seja vegano e ninguém sairá ferido”.

Enquanto comentava sobre sua peça teatral que está em cartaz em São Paulo, o ator respondeu a alguns questionamentos do Jô sobre veganismo. Ary disse que ama os animais e que foi ovolactovegetariano por doze anos e que se tornou vegano há três.

Em dado momento, Jô pergunta se o leite da vaca não poderia ser compartilhado. Ary, então, diz que poderia ser compartilhado se houvesse outra forma de produção, menos danosa aos animais. Esse é um pensamento bem-estarista, ou seja, que entende que os animais podem ser usados para a fabricação de produtos para os seres humanos, mas de forma menos cruel do que hoje em dia. Ele afirmou primeiro que essa á bandeira do veganismo, mas em seguida corrigiu, deixando claro que é uma opinião dele, pessoal.

Logo depois Ary começou a falar – muito bem, por sinal – sobre as condições cruéis em que vivem as galinhas na produção de ovos e disse, inclusive, que ovos caipiras vendidos no supermercado também causam mal aos animais. “Mas se eu tenho uma galinha em casa…” – disse o apresentador, sendo logo interrompido pelo entrevistado: “Da sua galinha eu comeria.” – disse Ary, confirmando o pensamento bem-estarista demonstrado anteriormente. Para ele, segundo sua linha de raciocínio, ovos e laticínios são alimento, mas ele não os consome porque não há uma produção menos cruel desses itens.

É comum, entre as pessoas interessadas em direitos dos animais, haver duas linhas de raciocínio distintas: uma diz que os animais podem ser usados, mas sem abusos ou crueldade. Esse é o chamado pensamento bem-estarista. Já a outra linha de raciocínio, que é chamada de abolicionista, afirma que os animais não são propriedade do ser humano e que não podem ser usados para satisfazer nossa espécie. Para esse grupo, é preciso haver uma abolição da escravidão animal, e não uma melhora nas condições dos escravos.

No pensamento abolicionista, não importa se as galinhas são criadas em gaiolas maiores, com refrigeração ou qualquer melhoria que seja, o ovo simplesmente não é um alimento e não deveria ser consumido. Usando um exemplo parecido, veganos abolicionistas afirmam que o leite é um alimento apenas para o bezerro, para quem aquele líquido foi criado.

Apesar das declarações que podem ser interpretadas de forma polêmica dentro do movimento vegano, o ator Ary França falou bem em muitos momentos e demonstrou estar bem intencionado. Ele parece realmente estar comprometido em tentar ajudar os animais de alguma forma e talvez apenas tenha apenas se expressado mal.

Assista à entrevista completa na Globo.com (assista aqui).

1 pessoa agradeceu por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: