- visualizações

Audiência Pública na Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira a questão da vaquejada

A Audiência Pública foi solicitada por deputados a favor das vaquejadas.


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” buttontext=”Ouvir / Parar”]


Nesta terça-feira (25), às 14h30, haverá uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados (Anexo II, Plenário 8) a respeito das vaquejadas (veja no site da Câmara). Algumas publicações sobre essa Audiência Pública citavam que aconteceria no Plenário 4 (embora o documento oficial mostre que será no 8), então, se você pretende comparecer, informe-se melhor no local.

A principal proposta sobre transformar as vaquejadas e os rodeios em patrimônios culturais do país (PLC 24/2016) tramita já no Senado, no entanto, os deputados favoráveis à prática querem falar mais sobre ela. Coincidentemente ou não, os parlamentares escolheram justamente o dia em que milhares de empresários da vaquejada e vaqueiros fazem uma grande manifestação em Brasília em favor da prática.

Já pelo título da Audiência Pública, solicitada por deputados favoráveis à vaquejada, é possível perceber qual será o clima da reunião: “Discutir o Esporte da Vaquejada, sua Evolução e o Crescimento Econômico Gerado em Torno da sua Prática”. Desde o título, eles já consideram que a prática é um esporte. Esse pensamento vai contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que não só diz que a prática não é um esporte, como a considera algo inconstitucional (relembre aqui).

Foram convidadas 16 pessoas favoráveis às vaquejadas e apenas 2 pessoas que declaradamente não são. Entre os convidados do lado da vaquejada estão empresários do setor e até leiloeiros de animais.

As 2 ativistas da causa animal são a Dra. Vânia De Fátima Plaza Nunes, médica-veterinária e diretora do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, e a apresentadora vegana Luisa Mell, presidente do Instituto Luisa Mell. “A verdade é que já começou desigual! A maioria é a favor da vaquejada, não é metade-metade (SIC)!” – disse Luisa, em contato com o Vista-se no início da tarde desta terça-feira (25). Apesar disso, ela confirmou que participará da Audiência Pública para defender os animais.

Acompanhando nesta terça-feira (25) de São Paulo a movimentação, o presidente da ONG VEDDAS, George Guimarães, reforça quão importante é o apoio de todos nas redes sociais, por e-mail e nas enquetes oficiais. “É importante que as pessoas respondam as enquetes do site do Senado, mandem os e-mails quando for hora para isso – não é para ficar mandando a semana inteira, mas é importante fazer isso quando houver as chamadas, fazer as chuvas de e-mail. Estando em Brasília semana passada, pude ver nos gabinetes como os senadores dão importância para os e-mails e para as assinaturas. Isso faz bastante diferença na nossa possibilidade de diálogo com eles.” – disse George.

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) também se manifestou sobre o assunto. Em nota, a entidade destaca o fato das manifestações promovidas pelos adeptos da vaquejada serem algo reacionário. “A Associação de Vaquejadas e seus parceiros comerciais, na contramão do fluxo civilizatório e desesperada com a decisão do STF, estão bancando [financeiramente] manifestações.” – diz o texto.

Voltamos com mais informações sobre esse assunto a qualquer momento.

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: