- visualizações

Banksy volta a dar voz aos animais em nova instalação artística que satiriza a Disney World

Essa é a maior obra do artista até aqui.


6 pessoas agradeceram por este conteúdo.


O excêntrico artista de rua inglês Banksy revelou na última quinta-feira (20) a maior de suas obras. Sem nunca dizer quem é, Banksy conquistou a admiração, o ódio e a curiosidade de milhares de pessoas nos últimos anos.

Em 2013, o artista criou uma instalação artística com um caminhão, animais de pelúcia e sons de matadouros para chamar a atenção para o tratamento dado aos animais (relembre aqui). Agora, Banksy volta a citar o tema entre os muitos problemas que critica em Dismaland, sua mais grandiosa obra.

Dismaland é uma espécie de parque temático cinza e triste que receberá o público por apenas cinco semanas. O parque temporário fica na cidade de Weston-super-Mare, região litorânea do Reino Unido. Banksy escolheu um local de piscinas públicas abandonado há mais de 15 anos para a ação. No local foram colocadas esculturas gigantes como um castelo em ruínas semelhante ao da Cinderela e um lago artificial com pequenos barcos cheios de imigrantes.

Desigualdade social, consumismo e a relação do ser humano com os outros animais fazem parte do menu de críticas do artista. Dessa vez ele resolveu falar de animais mostrando uma orca sendo obrigada a fazer um número de entretenimento impossível. Na escultura, o animal sai de uma privada em direção a uma piscina infantil de plástico, guiada por uma instrutora com roupa de mergulho. Uma clara referência aos parques da empresa SeaWorld, que mantém animais marinhos cativos para shows ao público.

Em outra instalação dentro da Dismaland, Banksy colocou um carrossel onde o lugar de um dos cavalos é ocupado por um açougueiro sentado em cima de caixas de papelão com a inscrição “lasanha”. Em fevereiro de 2013, um grande escândalo envolvendo carne de cavalo em produtos que seriam feitos de carne de boi revoltou consumidores na Europa e nos Estados Unidos. Na continente europeu, a carne de cavalo foi identificada em lasanhas congeladas (relembre aqui).

A Dismaland de Banksy tem funcionários com “orelhas de Mickey” que atendem os visitantes com olhar triste e parecem sempre deprimidos. Entre os dias 28 de agosto e 25 de setembro, o local receberá atrações ao vivo, incluindo um show com o polêmico grupo de punk rock feminista Pussy Riot. Um passeio para fazer pensar.

6 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: