- visualizações

Empresa dedetizadora oferece serviço de captura de gatos, mas esconde o que faz com eles

Onde estão os gatos capturados pela Loremí?


10 pessoas agradeceram por este conteúdo.


A empresa paulistana Desentupidora e Dedetizadora Loremí, com sede na Freguesia do Ó, oferece serviço de controle populacional de animais considerados pragas urbanas: ratos, baratas, morcegos e pombos, por exemplo. Mas a Loremí tem um serviço extra que é a captura de gatos.

Gatos não são considerados pragas urbanas ou vetores de doenças, são animais domésticos. Mesmo assim, diversas denúncias contra a empresa Loremí surgiram nos últimos meses. Em seu site oficial, embora não cite explicitamente que faz serviço de controle de gatos, a empresa coloca “gatos” entre as tags de uma publicação de junho de 2011 (veja aqui). A tag sugere, portanto, que a Loremí faz serviço de captura de gatos há pelo menos 4 anos.

Em agosto de 2015, a fabricante de automóveis Mercedes-Benz contratou o serviço da Loremí para sua unidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo. O objetivo era a captura de diversos gatos que moravam há anos no jardim da empresa. Uma funcionária da Mercedes-Benz perguntou para a Loremí para onde eles levariam os animais e foi informada que os gatos iriam para a ONG Adote Um Gatinho (AUG), conhecida nacionalmente. A mesma funcionária ligou para a ONG para se certificar e recebeu a informação de que a AUG nunca teve nenhum tipo de contato ou parceria com a Loremí.

Ao saber que seu nome estava sendo usado de forma indevida, a Adote Um Gatinho entrou em contato com a empresa e foi informada que a Loremí faz o trabalho de captura, castração e doação dos animais em feiras de adoção e que o nome da AUG deve ter sido citado por algum funcionário por engano.

Ao pesquisar sobre a Loremí, a Adote Um Gatinho viu uma gata que está sob os cuidados da própria AUG publicada no mural da empresa Loremí no Facebook sem qualquer menção à ONG (veja aqui). Ficou claro, portanto, que tratava-se de uma publicação de fachada. O e-mail disponibilizado pela empresa para a suposta adoção do gato supostamente capturado por eles volta, porque não existe.

Por telefone, voluntários da Adote Um Gatinho tentaram adotar a gata que a empresa anunciou, mesmo sabendo que era da própria AUG. Os funcionários enrolaram e não informaram nada. Quando questionados sobre o paradeiro dos gatos que capturam, inventam uma história diferente para cada pessoa que liga e não resolvem nada.

Uma outra ONG, chamada Bicho Brother, também tentou adotar algum gato capturado pela Loremí e também não teve sucesso. Eduardo Pedroso, da ONG Bicho Brother, compartilha das incertezas da equipe da ONG Adote Um Gatinho.

“No começo de agosto, recebemos a informação de que a Loremí Desentupidora e Dedetizadora capturou cerca de seis gatos em uma grande empresa em São Bernardo do Campo. Ligamos para a Loremí para saber dos gatos, queríamos adotá-los, mas até agora a empresa não nos informou o paradeiro dos animais. Falam em um abrigo e que os gatos estão misturados a outras dezenas de animais. Não nos fornecem o endereço do local. Estamos muito aflitos com essa história e tememos pela integridade física e psicológica dos gatos capturados pela controladora de pragas. Afinal de contas, onde e como estão esses animais?” – declarou Eduardo em entrevista à Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA).

Também pelo Facebook, a Loremí publicou um chamado para campanhas de adoção periódicas em um determinado endereço. A ONG Adote Um Gatinho achou o pet-shop que fica no endereço indicado pela empresa e constatou que ali nunca houve um único evento vinculado à Loremí. Mais que isso: a veterinária responsável pelo local afirmou que há mais de um ano não há nenhuma campanha de adoção naquele estabelecimento.

As ONGs continuam tentando esclarecer este caso junto à Loremí. Até o fechamento desta matéria, apenas dúvidas sem nenhuma resposta.

10 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: