- visualizações

Empresários da vaquejada farão protesto na terça em Brasília com 700 caminhões e muitos animais

Alguns animais estão enfrentando viagens de mais de 2.000 km sob o sol forte.


1 pessoa agradeceu por este conteúdo.


[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” buttontext=”Ouvir / Parar”]


Na terça-feira (25), uma grande manifestação a favor das vaquejadas será realizada em Brasília. A organização do evento é da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha) com o apoio da ABVAQ (Associação Brasileira de Vaquejada).

Os criadores de cavalos lucram muito com a vaquejada, talvez até mais do que os próprios vaqueiros. Ao contrário do que a maioria da população brasileira imagina, as vaquejadas são eventos milionários que sustentam milhares de pessoas que vivem da exploração dos animais.

Claro, os empresários do setor estão preocupados com a declaração de inconstitucionalidade da prática vinda do STF – Supremo Tribunal Federal (relembre aqui).

Os organizadores da manifestação esperam pelo menos 700 caminhões em Brasília vindos do Nordeste do país. Segundo relatos publicados em páginas e sites favoráveis à vaquejada, centenas de cavalos serão usados durante a manifestação.

Alguns caminhões estão na estrada desde sexta-feira (21) carregados com animais, que estão enfrentando viagens de mais de 2.000 km (somente a ida, sem contar a volta) sob o sol forte do Nordeste e do Centro-Oeste brasileiro. Vídeos que mostram centenas de caminhões carregados de animais lotando as estradas que levam à Brasília têm circulado nas redes sociais (assista aqui).

Na manhã deste domingo (23), alguns caminhões começaram a chegar ao ponto de encontro da comitiva (veja fotos). Os manifestantes fizeram sua base em um parque de vaquejadas localizado na região do Recanto das Emas, no Distrito Federal. O Parque Leão, como é chamado o local, fica a cerca de 30 km da Esplanada dos Ministérios, onde deverá ser realizada a manifestação.

Às 22 horas da segunda-feira (24), os manifestantes seguirão para a Esplanada dos Ministérios para amanhecer já por lá no dia da manifestação. A programação do evento, patrocinado pelos empresários, inclui missas, atos em frente ao Congresso Nacional e até shows musicais (programação oficial).

A decisão do STF a respeito das vaquejadas teve como prerrogativa os maus-tratos aos animais causados pela vaquejada. Do outro lado, os praticantes da atividade garantem que não há maus-tratos. Porém, levar centenas de cavalos à Brasília em viagens tão longas sob um calor intenso já diz bastante sobre a suposta preocupação que os empresários dizem ter a respeito do bem estar dos animais.

Pela velocidade com que a manifestação foi organizada e pela quantidade de animais que estão na estrada, é fácil imaginar que muitos caminhoneiros estão levando esses cavalos de forma ilegal. No Brasil, para transportar animais é preciso um documento chamado Guia de Trânsito Animal (GTA). Segundo o Ministério da Agricultura, esse documento é de apresentação obrigatória e contém as informações sobre o destino e condições sanitárias, bem como a finalidade do transporte animal (confira aqui).

Alguns ativistas pelos direitos dos animais deverão estar em Brasília também, mas de forma independente, por amor à causa, sem grandes estruturas bancadas por empresários.

1 pessoa agradeceu por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: