- visualizações

Funcionária de santuário brasileiro fica gravemente ferida após incidente com chipanzé

A tratadora não corre risco de vida, mas continua internada.


  Achou útil? Clique no coração e agradeça.


Na manhã da última sexta-feira (8), um incidente ocorreu no santuário de grandes primatas GAP (site), que fica em Sorocaba, interior de São Paulo. O local é mantido pelo ativista Pedro Ynterian.

O local faz um trabalho reconhecido internacionalmente por recuperar e tratar de chipanzés e outros animais vindos de maus-tratos. O local tem cerca de 250 animais entre primatas, felinos, aves e até ursos. São 50 chipanzés e, entre eles, está Luke (foto), um primata de 26 anos que tem problemas em se relacionar com humanos, provavelmente por traumas do passado.

Na manhã de sexta-feira (8), o fundador e mantenedor do santuário Pedro Ynterian estava no recinto de Luke quando uma funcionária entrou repentinamente para avisar da fuga de outro animal. A tratadora Jurema Pereira, de 45 anos, foi atacada por Luke que se assustou com a entrada dela. Jurema sofreu diversas fraturas expostas nos braços e pernas e ainda graves ferimentos nas mãos, couro cabeludo e nariz.

A tratadora já passou por cirurgia no Hospital Regional de Sorocaba e foi transferida para um hospital particular, pois vai precisar de cirurgia plástica para reconstrução de tecidos.

Segundo Pedro Ynterian, foi a primeira vez que aconteceu algo assim no local desde sua fundação, há 16 anos. Todo apoio à vítima, que é funcionária do santuário há 8 anos, será dado. Luke ficará em um recinto com muros e continuará sendo tratado e cuidado no santuário.

Em nota enviada à imprensa, o santuário afirma que o animal foi contido e que Jurema receberá todo apoio que for necessário. Confira a nota na íntegra, abaixo:

“Hoje pela manhã [08] ocorreu um incidente no Mantenedor de Fauna Exótica Pedro Ynterian, em Sorocaba, afiliado ao Projeto GAP, após um chimpanzé ter saído de seu recinto. Imediatamente após o ocorrido, foi acionado o plano de emergência para a segurança da equipe, mas infelizmente o animal feriu uma funcionária tratadora do Santuário. O chimpanzé foi contido, a situação foi controlada e a funcionária foi rapidamente atendida e encaminhada para serviço de emergência. No momento está sendo atendida no Hospital Regional de Sorocaba e após ser estabilizada será transferida para rede particular, com toda a assistência necessária por parte do mantenedor. A prioridade do mantenedor é dar todo o suporte à funcionária e sua família durante o período que for necessário. Vale ressaltar que o mantenedor está com todas as licenças e documentos em dia e regulares perante o órgão ambiental.”

  Achou útil? Clique no coração e agradeça.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: