- visualizações

Goiânia proíbe produção e comercialização do ‘foie gras’, que é o fígado doente de pato

Quem descumprir pode pagar multa e ter o local interditado.


1 pessoa agradeceu por este conteúdo.


Publicada no Diário Oficial de Goiânia na segunda-feira (16), a Lei 9.818/16 já está vigorando e proíbe a comercialização e a produção de produtos feitos por meio de alimentação forçada de animais.

A nova regra pega em cheio o foie gras, que é o fígado de ganso engordado de forma violenta e cruel e que é tema de debates no mundo inteiro. Relativamente comum na cozinha francesa, trata-se de um fígado engordurado até 10 vezes maior do que um fígado sadio.

Para obter o fígado aumentado e com uma textura específica, por estar doente e repleto de gordura, os produtores enfiam canos nas aves (patos ou gansos) para forçá-las a comer quantidades absurdas de cereais por dia.

“É um prato caro e elitizado e obtido a custa de muito sacrifício animal. Os animais não devem ser tratados com crueldade para servir a um luxo de poucos.” – explica Elias Vaz, vereador autor da proposta que virou lei.

Em Goiânia, quem produzir ou vender foie gras corre o risco de receber multa de mais de R$ 200.000,00, ter o estabelecimento interditado e ter a mercadoria apreeendida e incinerada.

Para conferir a Lei 9.818/16 na íntegra, acesse a página 9 do Diário Oficial de Goiânia do dia 16/05/2016 (acesse aqui).

1 pessoa agradeceu por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: