- visualizações

Marina Ruy Barbosa é criticada por visitar um zoológico e tirar fotos dentro da jaula de um tigre

A atriz apoiou também a exploração de elefantes para passeios turísticos.


3 pessoas agradeceram por este conteúdo.


A atriz Marina Ruy Barbosa recebeu críticas de alguns de seus 13,4 milhões de seguidores do Instagram. De férias na Tailândia, Marina visitou um zoológico de tigres chamado Tiger Kingdom, conhecido por permitir que os visitantes façam fotos ao lado dos animais.

Esse tipo de estabelecimento é amplamente criticado não só por defensores dos direitos animais, mas por praticamente toda a sociedade. O mais famoso desse tipo de estabelecimento que explora os animais para selfies fica na Argentina e foi até tema de um vídeo do grupo Porta dos Fundos no início do ano (assista aqui).

Há uma forte suspeita de que os animais selvagens são dopados para que fiquem sonolentos a ponto de deixar que humanos desconhecidos se aproximem e tirem fotos. Em sua defesa, o Tiger Kingdom afirma que nenhum animal é dopado. Segundo o estabelecimento, os animais ficam sonolentos durante o dia porque felinos são animais de hábitos noturnos. Eles argumentam também que os animais são dóceis porque são criados desde pequenos com presença de tratadores e turistas.

O Tiger Kingdom alega que funciona como um centro de reabilitação para os tigres, mas nenhum tigre de lá é reintegrado à natureza. Isso porque, como eles admitem, os animais nascem lá e vivem cercados de humanos, nunca aprendem a viver em seu habitat.

O intenção do estabelecimento com os tigres fica ainda mais clara quando o turista recebe os preços do passeio. Eles cobram por tamanho de tigre e por quanto tempo o turista quer ficar dentro da jaula. Há ainda pacotes que incluem visitas aos tigres recém nascidos, aos tigres adolescentes e aos tigres adultos. Se pagar mais, os funcionários do local – sempre com varas de bambu nas mãos – tiram fotos com uma câmera profissional.

O modo de trabalho do Tiger Kingdom já deixa óbvio que eles precisam dos bebês para atrair mais turistas e que, por esse motivo, o local está sempre reproduzindo os animais. Alguns anos após chegar à fase adulta, os tigres são enviados para outros zoológicos. Isso porque adultos mais velhos não costumam atrair a atenção dos turistas que querem as fotos.

Antes de visitar o Tinger Kingdom, Marina Ruy Barbosa publicou uma série de fotos em seu perfil no Instagram (veja aqui) mostrando um passeio que fez em cima de um elefante. O turismo com elefantes é bastante criticado porque é uma tradição na Tailândia famílias usarem os animais como forma de ganhar dinheiro.

As práticas usadas para amansar os elefantes e deixá-los submissos para carregar turistas são cruéis. A exploração dos elefantes é tão comum na Tailândia que foi tema de um documentário de média-metragem publicado pela ONG norte-americana PETA (assista aqui, em inglês).

É justo dizer que é Marina pode ter sido iludida pelas palavras dos que oferecem esse tipo de passeio. O discurso é sempre de que o dinheiro dos turistas ajuda na manutenção dos animais e esses comerciantes se apresentam praticamente como ativistas que lutam pelos animais.

3 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: