- visualizações

National Geographic: até 90% dos peixes coloridos são capturados com substância tóxica

Tudo pelo egoísmo humano.


2 pessoas agradeceram por este conteúdo.


Um número chocante foi publicado pela National Geographic na última quinta-feira (10): entre 70 e 90% dos peixes que enfeitam os aquários dos Estados Unidos são pegos ilegalmente e com cianeto de sódio (leia aqui, em inglês).

Com garrafas plásticas cheias de cianeto de sódio dissolvido em água, homens mergulham sem equipamentos apropriados para pegar os peixes coloridos. Eles esguicham a substância diretamente nos peixes ou em corais onde eles se refugiam. Isso acontece principalmente nas Filipinas, Sri Lanka e Indonésia.

O cianeto é altamente tóxico e faz com que o sistema respiratório do animal e outras funções básicas parem, permitindo que eles sejam coletados com facilidade pelos pescadores. Muitos deles não voltam desse “coma induzido” e simplesmente morrem ali mesmo. Muitos outros morrem no longo transporte a que são submetidos. O lema desses pescadores é vender os peixes o mais rápido possível para que não morram antes do negócio.

E não são apenas os peixes coloridos que sofrem pelo egoísmo e vaidade humana de ter animais em cárcere dentro de casa, de escritórios e outros locais. Quando o cianeto é utilizado, outros animais que estão nas proximidades sofrem os mesmos efeitos dos peixes coloridos e são simplesmente deixados lá.

Pegar peixes coloridos para aquários é um negócio altamente lucrativo para esses pescadores. Muitos deles deixaram de pescar peixes considerados de consumo para ir atrás dos coloridos, porque é mais rentável. Só nos Estados Unidos, o comércio desse tipo de animal movimenta mais de 700 milhões de reais.

2 pessoas agradeceram por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: