- visualizações

Opine com três cliques no site do Senado sobre transformar rodeios em patrimônio cultural

É importante a sua participação e é realmente rápido, sem cadastro.


1 pessoa agradeceu por este conteúdo.


Uma proposta para tornar práticas diversas vezes reconhecidas como cruéis para os animais em patrimônio cultural imaterial do Brasil está tramitando no Senado. Segundo o PLC 24/2016, rodeio, vaquejada e expressões decorrentes serão beneficiadas.

O texto original (leia o PDF) inclui até a Prova de Laço, banida em vários rodeios por ser especialmente cruel com filhotes (foto). E inclui também a prova conhecida como bulldog, que resultou na morte de um bezerro no famoso rodeio de Barretos. A notícia foi amplamente divulgada pela mídia em 2011 (relembre aqui ).

Conheça o autor da proposta

O autor do PLC é o deputado José Augusto Rosa, um policial militar nascido em Ourinhos-SP que seguiu carreira política e se apresenta na Câmara dos Deputados fardado e com o título de Capitão Augusto. Analisando o perfil do parlamentar não é difícil entender de onde vem a inspiração contrária às ideias progressistas em relação aos animais. O deputado é de extrema-direita e é um dos mais reacionários de Brasília, ao lado de Jair Bolsonaro.

Em entrevista à Folha de S. Paulo em junho de 2015, Capitão Augusto negou que um dia tenha havido ditadura no Brasil e não considera que o histórico Golpe de 64 tenha sido realmente um golpe político aplicado pelos militares. “O que para vocês é golpe, para nós é a revolução democrática de 64. Nós salvamos o Brasil do comunismo.” – disse (confira aqui).

Consequências graves aos animais

Se a proposta passar no Senado e for sancionada pela Presidência da República, ficará muito difícil impedir um rodeio ou vaquejada de acontecer por meio da justiça. Não é apenas um título de patrimônio nacional para práticas trazidas dos Estados Unidos – algo que já seria questionável –, mas sim algo realmente ruim para os animais.

O que você pode fazer agora com três cliques para ajudar

O site do Senado está com uma votação para entender qual é a opinião da sociedade brasileira sobre essa proposta. Se você se importa com os animais, dedique alguns segundos para registrar o seu posicionamento. É importante, rápido e nem precisa preencher cadastro.

1º clique: acesse a consulta pública do site do Senado (acesse aqui).

2º clique: clique em “contra” (botão vermelho).

3º clique: caso não tenha cadastro no site do Senado, não precisa fazer um. Basta escolher a autenticação com a conta do Facebook ou do Google.

Muita gente não sabe, mas a pressão popular é um dos principais fatores que pesam nas decisões dos políticos. Mesmo que essa pressão seja feita pela internet. Até o fechamento desta matéria, os opositores aos maus-tratos aos animais estavam perdendo na consulta pública.

1 pessoa agradeceu por este conteúdo.

Ir para a capa do Vista-se (clique aqui)

Apoie com R$ 1,00 por mês (clique aqui)

Nossas redes sociais:
Facebook | YouTube | Instagram | Twitter

Publicidade: